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Mudar de vida
| dc.contributor.advisor | Penafria, Manuela Maria Fernandes | |
| dc.contributor.author | Guerreiro, Nelson | |
| dc.date.accessioned | 2013-07-30T09:13:57Z | |
| dc.date.available | 2013-07-30T09:13:57Z | |
| dc.date.issued | 2010-10 | |
| dc.description.abstract | O projecto de mestrado apresentado no suporte audiovisual pretende retratar a vida e obra do músico português, José Mário Branco. Este retrato foca sobretudo a sua obra musical mais politizada, e o género comummente designado de Canto de Intervenção, ou de Protesto, surgido em finais dos anos 60, em Portugal, e em português. José Mário Branco, nasceu em 1942 no Porto, durante o regime Fascista do Estado de Novo. Desde muito cedo que a sua personalidade inquieta procurou, e, ainda procura nos dias de hoje identificar os “males” de que padecem as Sociedades actuais. A sua obra procura abrir caminho para a libertação dos povos, quer através da música, quer através da poesia, ou da politica. Um humanista raro na nossa contemporaneidade, homem dos sete ofícios procura desde sempre denunciar e tornar visíveis as injustiças que povoam os nossos dias. O José Mário Branco é um músico eclético, e singular no panorama Português, um agente social e criador único que trabalha e denuncia como poucos, a(s) mudança(s) do(s) nosso(s) tempo(s). Surgido em finais da década de 60, tornou-se músico por acidente, quando estava exilado em Paris, e não mais parou. É raro encontrar um musico tão versátil e imprevisível como José Mário...basta ouvir os seus discos. Este trabalho cinematográfico pretende entrelaçar e confrontar a mensagem da sua obra com o seu País, porque o seu trabalho como músico é um testemunho histórico, permitindo estabelecer um ponto de vista ímpar com a sua terra, e as suas gentes. Percurso singular, a sua obra caracteriza-se pelo valor humanista, da mudança, e da libertação. Ironicamente, essa mudança é rara e injustamente compreendida pelo público, talvez por culpa das suas posições e intervenções politicas que foi tendo ao longo da vida, cristalizando-se na sua obra um carimbo ou rótulo de Intervenção que vem dos tempos de Abril rotulo esse redutor, para um eclético talento criador. Por isso tentei revelar outros aspectos, como o de activista social, compositor-camaleão, e autor de outros géneros musicais como o Fado, as marchas populares, ou o Tradicional Português, influenciado pelas Recolhas de Michel Giacometti e Lopes Graça, de modo a descobrir outras “geografias” musicais presentes na sua obra, publicamente desconhecidas ou desvalorizadas. Só ao ver e ouvir as recolhas captadas por Michel Giacometti e Fernando Lopes Graça, me apercebi da enorme riqueza musical, etnográfica, e cinematográfica existente num país tão pequeno como Portugal. É caso único! Urge dizer e mostrar, pela riqueza e valor sonoro, como visual. José Mário Branco carrega essa herança impar, e transforma-a, recria-a no seu universo musical próprio, e oferece-nos através da sua música, de um raro e em vias de extinção Ser Português. Este filme é um documento humanista, social, histórico, politico, musical, etnográfico, e poético, de expressão portuguesa. | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/1296 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Universidade da Beira Interior | por |
| dc.subject | Cinema - Projecto cinematográfico | por |
| dc.subject | Cinema - Documentário | por |
| dc.title | Mudar de vida | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Covilhã | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
