Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A Menina do Mar (de Sophia de Mello Breyner Andresen): desenvolvimento de competências literácitas e literárias, 5º ano

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TESE FINAL CARLA SANTOS.pdf1.17 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho visa demonstrar a importância da leitura numa perspectiva transversal ao desenvolvimento de competências várias, podendo ser esta uma ferramenta indispensável para a concretização de um projecto de vida. O estudo elaborado centrou-se na obra: “A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen, cuja proposta assenta no programa de 5º ano de escolaridade. Reflectimos ainda sobre o conceito de leitura, a motivação, os modelos explicativos do processo, bem como o papel da compreensão. Desenvolvemos uma panóplia de actividades que, segundo Yopp & Yopp (2006) desenvolvem as competências literácitas e literárias dos alunos. Procedemos, ainda, à respectiva avaliação.
This work demonstrates the importance of reading in a horizontal approach to the development of various competencies, which could be an indispensable tool for the realization of a life project. This study focused on the book: "The Girl of the Sea" by Sophia de Mello Breyner Andresen which is a proposal for the 5 th grade programme. We also reflected on the concept of reading, motivation, current models of the process and the role of understanding. We had developed a range of activities that, according to Yopp & Yopp develop student’s literary skills. We also evaluated them.

Description

Keywords

Sofia de Mello Breyner Andresen Competências literácitas

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universiade da Beira Interior

CC License