Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O impacto da representação dramática na perceção do bem-estar e nas funções cognitivas numa população idosa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
4002_7776.pdf6.1 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Tendo em conta as mudanças bio-psico-sociais que acompanham o envelhecimento fisiológico, importa promover atividades que permitam alcançar uma maior longevidade da pessoa que envelhece, garantindo que essa pessoa a percepcione com saúde. O teatro, como forma de arte tão completa, necessita da disponibilidade de todas as dimensões (física, cognitiva, psicológica e social) do ator, por meio das suas ações e reações, a fim de alcançar o seu objetivo final: representar uma situação real ou não, despertando sentimentos no público e levantando novas questões. Uma pessoa, ao representar, não só explora dimensões físicas e intelectuais em si desconhecidas, como também interfere na comunidade onde está inserida, ao contribuir para a maturação da consciência do público. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto da representação dramática na perceção do bem-estar e na manutenção de um bom desempenho cognitivo no idoso. O projeto de investigação integrou seis participantes (n=6), de idades compreendidas entre os 54 e os 77 anos (média de 64 anos), alunos da Academia Sénior do Fundão. Foram submetidos a uma análise comparativa de um rastreiro cognitivo breve (MMSE de Folstein et al., 1975), uma bateria de Testes Neuropsicológicos (EVEM de Ferrero et al.,1989) e um questionário de Auto Avaliação da Saúde e Bem-Estar Físico (Paúl et al., 1999). Estes testes foram aplicados no início (entre Janeiro e Fevereiro de 2014) e no final do projeto (Novembro de 2014), depois de 9 meses de prática semanal de representação dramática. No final, foi ainda aplicado um questionário relativo à forma como cada participante avaliou a experiência, quais os benefícios e as dificuldades sentidas. Ao longo do trabalho foi elaborado um diário de bordo, onde se registaram aspetos importantes de cada sessão, obtendo um balanço comportamental individual com o decorrer do estudo. De significância clínica e estatística, os resultados sugerem que o teatro, praticado como atividade rotineira, contribui para a saúde e bem-estar físico, promovendo o estímulo de funções cognitivas superiores como a atenção, a concentração, a memória e o raciocínio abstrato. Tal achado poderá contribuir para o esclarecimento da importância do teatro como parte integrante do Envelhecimento Ativo, deixando em aberto a proposta de esta forma de representação ser instituída como atividade curricular na generalidade das Universidades Seniores do País.
Considering the bio-psycho-social changes that physiological aging causes, it is important to promote activities that allow the person who is getting old to achieve greater longevity through self-understanding of their health. Theater, being such a complete art form, requires the availability of all the actor’s facilities (physical, cognitive and psychosocial) in order, through his actions and reactions, to achieve its final purpose. This is to represent a real or fanciful situation, arousing feelings in an audience and raising new questions. Whatever person an actor is representing, he not only discovers unknown physical and intellectual capacities, but also participates in the community to which he belongs, contributing to the maturation of the audience´s consciousness. This study aims to investigate the impact of dramatic representation on the perception of well-being and on the maintenance of good cognitive performance in old people. Six people, aged between 54 and 77 years (average 64) were invited to participate in this research project (n=6). They attended classes at the Academia Sénior do Fundão. The participants were subjected to a comparative analyses of a brief cognitive screening (MMSE de Folstein et al., 1975), a battery of Neuropsychological Tests (EVEM de Ferrero et al.,1989) and a questionnaire related to the perception of their health and physical well-being (Paúl et al., 1999). These tests were conducted at the very beginning of the project (January/ February 2014) and at the end of the same project (November 2014), which means after nine months of weekly dramatic acting. In the end a number of interesting questions were asked about how each participant evaluated his own acting and what benefits or difficulties he found. Throughout the project a logbook was kept in which all the important aspects of each session were registered in order to evaluate individual behavior over the course of the study. The results of this study have clinical and statistical importance and show that theater, carried out as routine activity, aids the improvement of health and physical well-being, promoting the stimulation of higher cognitive functions such as attention, concentration, memory and abstract reasoning. This finding helps to prove the importance of the theater as an integral part of active aging, leaving open the proposal that this form of acting should be considered as a routine activity in most of the universities for seniors in the country.

Description

Keywords

Atenção e Memória Envelhecimento Bem-Sucedido Neuropsicologia Teatro

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue