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Resistência às deformações permanentes de misturas betuminosas com betumes temperados

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpor
dc.contributor.advisorAlmeida, Marisa Sofia Fernandes Dinis de
dc.contributor.authorDuarte, Marta Isabel Esteves
dc.date.accessioned2018-07-26T15:06:43Z
dc.date.available2018-07-26T15:06:43Z
dc.date.issued2014-7-15
dc.date.submitted2014-6-19
dc.description.abstractNo desenvolvimento das novas tecnologias de pavimentação a grande preocupação passa pela redução das temperaturas nas fases de fabrico e apl icação, implicando uma redução no consumo de combustíveis e de emissões de carbono. Surgem, neste sentido, as misturas betuminosas temperadas, diminuindo os impactos ambi entais e, garantindo a trabalhabilidade e desempenho mecânico. Este trabalho tem como objetivo principal a realização de um estudo comparativo, no que diz respeito à resistência à deformação permanente, de uma mistura betuminosa tradicional a quente com uma mistura betuminosa temperada. Estudo u-se ainda uma mistura betuminosa temperada com incorporação de 30 % de material fres ado, dado o seu interesse económico e ambiental. O estudo inicia-se com a revisão bibliográfica, realizando-se uma breve descrição das misturas betuminosas, análise das tecnologias e comportament o mecânico. Na fase seguinte, define-se a teor de betume com melhor contributo para as cara cterísticas fundamentais da mistura, através do ensaio Marshall, determinando-se a sua c omposição. Para a caracterização das misturas betuminosas em estudo foram realizados os ensaios de rigidez e sensibilidade à água. O estudo da resistência à deformação permanente rea lizou-se através do ensaio de pista (Wheel Tracking). Por último, fez-se o tratamento dos resultados, análise comparativa das várias misturas estudadas sendo apresentadas as pri ncipais conclusões deste estudo com sugestões de trabalhos futuros. Os resultados obtidos nos diferentes ensaios laboratoriais de caracterização e avaliação do comportamento das diferentes misturas betuminosas revelam que as misturas temperadas apresentam resultados semelhantes às misturas tradi cionais a quente, e as misturas temperadas com incorporação de material fresado, apresentam melhores resultados. Deste modo, este estudo permitiu concluir que as misturas betuminosas temperadas com incorporação de material fresado apresentam-se como uma solução viável na reabilitação e construção de pavimentos rodoviários.por
dc.description.abstractA major concern in the development of new asphalt p aving technologies is reducing temperature at the mixing and placing stages, thus causing lower fuel consumption and carbon emissions. This has led to the warm-mix asphalt technology, which reduces environmental impacts while ensuring workability an d mechanical performance. This dissertation aims to conduct a comparative study between traditional hot-mix asphalt and warm-mix asphalt with regard to resistance to p ermanent deformation. A warm-mix asphalt with 30% of reclaimed asphalt pavement was also studied, given its economic and environmental interest. First, a state of art with a brief description of asphalt mixtures, analysis of technologies and mechanical performance was conducted. Next, the bit umen content which better contributes to the fundamental characteristics of the mixture i s defined through the Marshall test, and its composition is determined. The indirect tensile sti ffness modulus and water sensitivity tests were performed in order to characterise the asphalt mixtures. The study of resistance to permanent deformation was conducted through the whe el tracking test. The results were processed and the comparative analysis of the different mixtures analysed was carried out. Finally, the main conclusions of this study are presented along with suggestions for further research. The results obtained in different laboratory tests for the characterisation and evaluation of the performance of the different bituminous mixtures show similarities between warm-mix and traditional hot-mix asphalt mixtures. The warm-mix asphalt incorporating reclaimed asphalt pavement shows the best results. From this study, it can therefore be concluded that warm-mix asphalt incorporating reclaimed asphalt pavement appears a viable solutio n to the rehabilitation and construction of road pavements.eng
dc.identifier.tid201639947
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/5465
dc.language.isoporpor
dc.subjectDesempenho Mecânicopor
dc.subjectMaterial Fresadopor
dc.subjectMisturas Bet Uminosas Temperadaspor
dc.subjectMisturas Recicladaspor
dc.subjectResistência à Deformação Permanentepor
dc.titleResistência às deformações permanentes de misturas betuminosas com betumes temperadospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civilpor

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