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Da (des)confiança ao sufrágio: Como vota o carioca?

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Abstract(s)

A Nova República, iniciada em 1985, é marcada como um período em que o Brasil, o Estado do Rio de Janeiro e, em particular, o município do Rio de Janeiro, têm enfrentado significativos casos de corrupção e uma queda nos índices de confiança interpessoal, política e nas instituições públicas. Essas constatações são embasadas em dados obtidos a partir de importantes pesquisas sobre valores e confiança, como o World Values Survey (WVS) e o Latinobarómetro. Em 2020, o Rio de Janeiro, em suas eleições municipais possuía 33 partidos políticos registados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a disputa desse pleito, tendo sido oficializadas 14 candidaturas à Prefeitura e 1758 candidaturas à Câmara dos Vereadores, respectivamente, para 1 vaga de prefeito e 51 vagas de vereadores. Neste cenário de tantas opções, esta investigação visa compreender o comportamento eleitoral, em especial, a decisão do voto do eleitor carioca e os determinantes deste voto ao cargo de prefeito do Rio de Janeiro em 2020. Neste sentido, procedemos uma revisão da literatura com particular enfoque nos sistemas de valores sociais, nas teorias da decisão do voto e na organização social e política brasileira. Em seguida, nosso estudo adotou uma abordagem de métodos mistos por meio do modelo adaptado de Newman e Sheth (1985) para analisar as influências dos índices de confiança do eleitor carioca nas eleições primárias municipais de 2020, quantificar os domínios cognitivos que mais influenciaram a decisão do voto do eleitor pela pesquisa aplicada ao próprio eleitorado, assim como compreender as influências de contexto, na perceção dos candidatos à prefeitura do município do Rio de Janeiro em 2020. A pesquisa contou com a participação de 492 eleitores cariocas e 10 candidatos. No que diz respeito aos principais resultados, os índices de confiança não influenciaram a decisão do voto do eleitor carioca. As questões relacionadas aos domínios cognitivos: eventos pessoais, questões epistemológicas, eventos atuais, dimensão emocional, questões políticas, imagem do candidato e imaginário social, nesta ordem, são as que mais influenciaram a decisão do voto do eleitor carioca. Na óptica dos candidatos em 2020, as principais influências de contexto surgem da própria legislação eleitoral vigente.
The New Republic, which began in 1985, is marked as a period in which Brazil, the state of Rio de Janeiro and, in particular, the municipality of Rio de Janeiro, have faced significant cases of corruption and a drop in the levels of interpersonal, political and trust in public institutions. These findings are based on data obtained from important surveys on values and trust, such as the World Values Survey (WVS) and Latinobarómetro. In 2020, Rio de Janeiro, in its municipal elections, had 33 political parties registered with the Superior Electoral Court (TSE) to contest the election, with 14 official candidacies for the Mayor's Office and 1758 candidacies for the Chamber of Councillors, respectively, for 1 mayoral seat and 51 councillor seats. Against this backdrop of so many options, this research aims to understand electoral behavior, in particular the voting decision of the Rio de Janeiro voter and the determinants of this vote for the position of mayor of Rio de Janeiro in 2020. To this end, we conducted a literature review with a particular focus on social value systems, voting decision theories and Brazilian social and political organization. Next, our study adopted a mixed-methods approach using the model adapted from Newman and Sheth (1985) to analyze the influences of Rio de Janeiro voters' confidence indices in the 2020 municipal primary elections, quantify the cognitive domains that most influenced the voters' voting decision through the survey applied to the electorate itself, as well as understand the influences of context on the perception of the candidates for mayor of the municipality of Rio de Janeiro in 2020. The survey involved 492 Rio voters and 10 candidates. As far as the main results are concerned, the confidence indices did not influence the decision of the Rio voter to vote. The issues related to the cognitive domains: personal events, epistemological issues, current events, emotional dimension, political issues, image of the candidate and social imaginary, in this order, are the ones that most influenced the voting decision of the Rio voter. From the perspective of the 2020 candidates, the main contextual influences arise from the current electoral legislation itself.

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Valores Confiança Influências Comportamento Politica Eleitoral Rio de Janeiro

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