Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Acesso ao mercado de trabalho: o caso das pessoas com deficiência mental

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
diana dissertação final.pdf602.89 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo é uma investigação sobre o acesso das pessoas com deficiência mental no acesso ao mercado de trabalho. Partimos do pressuposto de que esta realidade, muitas vezes, acarreta um conjunto de problemas, incapacidades e falta de apoio para a concretização de uma vida em igualdade de oportunidades e condições. Esta investigação pretende contribuir para o conhecimento do modo como a nossa sociedade se encontra organizada, colocando grande enfoque nos fatores sociais e estruturais, direcionados para as pessoas com deficiência, partindo das teorias desenvolvidas pelos estudos realizados no âmbito das ciência sociais e humanas, numa tentativa de conceptualização mais aprofundada da questão da exclusão e inclusão de pessoas portadoras de deficiência mental no mercado de trabalho. O nosso objetivo de estudo consistiu num grupo de 16 pessoas com deficiência mental às quais se efetuou entrevistas semi-estruturadas. As principais conclusões apontam para que apesar da existência de cursos específicos de formação profissional para estas pessoas, para que possam desenvolver mais competências, os resultados pós formações não é o desejável, contudo todas as pessoas devem integrar de forma ativa o mercado de trabalho de modo a obter a sua autonomia, até porque esta autonomia torna-se também uma aquisição de estatuto social. O que se verificou é que apesar de as pessoas com deficiência mental acharem importantes estas formações, a realidade é que elas não têm o verdadeiro impacto que se deseja. Não só a crise dificulta o acesso ao mercado de trabalho, mas também a perceção do estigma e baixas expectativas da sociedade em geral em relação a si.

Description

Keywords

Mercado de trabalho Deficiência mental

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue