Repository logo
 
Publication

Intervenção para a Promoção da Adesão a um Programa de Prevenção de Quedas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Cláudia Maria Gomes Mendes da
dc.contributor.advisorMartins, Anabela Correia
dc.contributor.authorBaltazar, Daniela Oliveira
dc.date.accessioned2021-04-06T14:46:15Z
dc.date.available2021-04-06T14:46:15Z
dc.date.issued2019-11-19
dc.description.abstractIntrodução: As quedas nos idosos têm uma etiologia multifatorial, constituindo a principal causa de lesões fatais e não-fatais, em indivíduos com 65 ou mais anos. Os programas de educação para a saúde, na área da prevenção de quedas, devem ser complementados com outras componentes, particularmente, com o exercício. O profissional de saúde deve ter consciência de que as quedas constituem uma ameaça muito grave para a saúde e para o bem-estar do indivíduo mais velho e que, através de estratégias motivacionais, se pode promover a independência do indivíduo. A exploração da perceção que o indivíduo apresenta sobre o seu risco de queda permite maior adesão aos programas de prevenção de quedas (PPQ). Deste modo, o objetivo do estudo foi promover a adesão a um PPQ, numa população de adultos com mais de 50 anos residentes na comunidade, e conduzir a mudanças de comportamento desses indivíduos, isto é, levar a que adotem medidas de prevenção de quedas. Metodologia: O estudo adotou uma metodologia mista, de caráter quase-experimental e longitudinal, tendo sido realizado no período de maio de 2017 a maio de 2018, com três momentos de avaliação. Foram constituídos três grupos: um de controlo (I) e dois de intervenção [o grupo IIa, ao qual foram aplicadas sessões através do método expositivo e o grupo IIb o qual participou no programa de intervenção educacional, com base no Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento (MTMC)]. Participaram 51 utentes do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela (CMMCT). Instrumentos: A prontidão do utente para mudar foi avaliada utilizando os cinco estádios descritos no Modelo Transteórico de Mudança do Comportamento, através do documento “Talking about Fall Prevention with Your Patients” e do Questionário de Hábitos de Saúde (QHS). Nos vários momentos de avaliação foram ainda aplicados um protocolo de testes funcionais e três escalas (Perfil de Atividades e de Participação relacionada com a mobilidade [PAPM], Autoeficácia para o Exercício [AEE] e Adaptação Ambiental). Resultados: Relativamente à mudança de estádio observou-se que todos os indivíduos do grupo IIb mudaram de estádio após o programa de intervenção, no que respeita às quedas em geral, e que os indivíduos do grupo IIa apresentaram maiores taxas de adesão à mudança positiva (68.8%) do que o grupo de controlo (40%). Da comparação entre a mudança de estádio, relativamente às quedas em geral, concluiu-se que existem diferenças nos dois grupos de intervenção, em T1, mantendo-se em T2. Da comparação entre os três grupos verifica-se que é após o programa de intervenção que se observa significado estatístico no maior número de itens, no que respeita ao QHS (cozinha, calçado, lanterna e barra de segurança no duche). Verificaram-se também diferenças significativas na comparação entre os estádios de mudança no grupo IIa e no grupo IIb em vários domínios da adaptação ambiental. Observaram-se ainda diferenças no índice de risco ambiental médio em todas as situações, nos grupos IIa e IIb. Conclusão: Os resultados apontam para a eficácia da utilização de estratégias motivacionais, baseadas no MTMC, na promoção da adesão a um Programa de Prevenção de Quedas. A adoção de estratégias de comunicação de acordo com o estádio de mudança individual facilita a progressão para outros estádios e, desta forma, a mudança positiva de comportamento. É importante considerar a implementação de programas de educação para a saúde em vários contextos, integrando metodologias baseadas no MTMC, de modo a promover a adesão aos mesmos, contribuindo assim para o empowerment dos indivíduos e, consequentemente, para a adoção de comportamentos promotores de saúde e manutenção da independência do indivíduo.pt_PT
dc.description.abstractIntroduction: Falls in the elderly have a multifactorial etiology, constituting the main cause of fatal and nonfatal injuries in individuals aged 65 or over. Health education programs in the area of fall prevention should be complemented with other components, particularly with exercise. The health professional must be aware that falls are a very serious threat to the health and well-being of the older individual and that the individual’s independence can be promoted through motivational strategies. The exploration of the perception that the individual presents about their risk of falling allows for greater adherence to the fall prevention programs (FPP). In this way the objective of the study was to promote adherence to a FPP in a population of adults over 50 years of age living in the community, and to lead to changes in the behavior of these individuals, that is, leading them to adopt strategies for fall prevention. Methodology: The study adopted a mixed methodology, with a quasi-experimental and longitudinal nature, and was carried out from May 2017 to May 2018, with three evaluation moments. Three groups were formed: one control group (I) and two intervention groups (group IIa, to which sessions were applied through the expository method and group IIb, which participated in the educational intervention program, based on the transtheoretical model for behavior change (TMBC)]. Participants were 51 users of the Tondela Municipal Center of Walk and Run (TMCWR). Instruments: The user's readiness to change was assessed using the five stages described in the TMBC, through the document "Talking about Fall Prevention with Your Patients" and the "Health Habits Questionnaire" (HHQ). In the various moments of evaluation, a functional test protocol and three scales (Activity Profile and Participation related to mobility [APPM], Self-efficacy for Exercise [SEE] and Environmental Adaptation) were also applied. Results: With respect to the change of stage, it was observed that all individuals in group IIb changed their stage after the intervention program, and that individuals in group IIa had higher rates of adherence to positive change (68.8%) than the control group (40%). From the comparison between the stages of change, regarding falls in general, it is concluded that there are differences in the two intervention groups, in T1, remaining in T2. It is after the intervention program that statistical significance is observed in the greatest number of items, with regard to the QHS (kitchen, shoes, lantern and safety bar in the shower).There were also significant differences in the comparison between the stages of change in group IIa and group IIb in several domains of environmental adaptation. There were also differences in the average environmental risk index in all situations, in groups IIa and IIb. Conclusion: The results point towards the effectiveness of the use of motivational strategies based on TMBC in promoting adherence to a Fall Prevention Program. The adoption of communication strategies according to the stage of individual change facilitates progression to other stages and thus behavior change. It is important to consider the implementation of health education programs in several contexts, integrating methodologies based on TMBC, in order to promote adherence to the programs, thus contributing to the empowerment of the individuals and, consequently, to the adoption of health promoting behaviors and maintaining the individual’s independence.pt_PT
dc.identifier.tid101507259pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/11153
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectRisco de Quedapt_PT
dc.subjectEducação para a Saúdept_PT
dc.subjectModelo Transteórico para a Mudança de Comportamentopt_PT
dc.subjectPrograma de Prevenção de Quedaspt_PT
dc.titleIntervenção para a Promoção da Adesão a um Programa de Prevenção de Quedaspt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
5 - TESE FINAL_correção_10_12_2020.pdf
Size:
3.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format