Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Programa da unidade curricular farmacologia no âmbito do curso de Medicina

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
6487_13812.pdf303.32 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A farmacologia é uma ciência que estuda a produção, composição e os efeitos das substâncias químicas no organismo dos seres humanos. O ensino da Farmacologia é tradicionalmente no curso de medicina baseado em aulas expositivas. Enquanto as sessões práticas incluem resolução de problemas e cenários de casos, as metodologias de ensino empregues são inadequadas para capacitar os alunos a lidar com cenários da vida real que requerem integração de teoria e prática, aplicação de conhecimentos e habilidades para encontrar uma viabilidade viável. Tivemos por objetivos específicos, determinar o ano curricular em que o ensino da Farmacologia Geral se deve processar; número de créditos a atribuir; programa a seguir; metodologias a aplicar no ensino desta disciplina em medicina. Para alcançar os objetivos específicos, consultámos, programas e os links de diversas universidades e artigos buscados no Google académico, scielo e pubmed em Português e maioritariamente em Inglês, os artigos foram obtidos de forma gratuita e não abaixo de 10 anos de publicações. Os métodos tradicionais enfatizam mais o conhecimento ao passo que os métodos ativos promovem o desenvolvimento de habilidades e atitudes, além de conhecimentos, geralmente baseados em problemas ou casos clínicos, responsabilidade individual, feedback imediato, trabalho em equipa e bons resultados de aprendizagem.
Pharmacology is a science that studies the production, composition and effects of chemicals in the body of humans. The teaching of pharmacology is traditionally in the medical course based on lectures. While practical sessions include problem solving and case scenarios, the teaching methodologies employed are inadequate to enable students to deal with real-life scenarios that require integration of theory and practice, application of knowledge and skills to find viable viability. We had for specific objectives, to determine the curricular year in which the teaching of General Pharmacology should be processed; number of credits to be allocated; program to follow; methodologies to be applied in the teaching of this discipline in medicine. To achieve specific goals, we consulted the book and the links of various universities and articles sought in Google academic, scielo and pubmed in Portuguese and mostly in English, articles were obtained for free and not less than 10 years of publications. Traditional methods emphasize knowledge as active methods promote the development of skills and attitudes as well as knowledge, usually based on problems or clinical cases, individual responsibility, immediate feedback, teamwork, and good learning outcomes.

Description

Keywords

Aprendizagem Baseada Em Equipas Aprendizagem Baseada Em Problemas Farmacologia I e II?Uc Fmul/Plano de Estudo Fmup-Farmacologia I e II Intro. à Patologia Metodologias de Ensino?Aprendizagem Inovadoras (Ativas)

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue