Repository logo
 
Publication

Relação entre a Prática de Exercício Físico e o Rendimento Académico em Alunos Universitários

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúde::Medicinapor
dc.contributor.advisorBarata, José Luís Ribeiro Themudo
dc.contributor.authorGuedes, João António Lopes
dc.date.accessioned2020-12-17T16:45:19Z
dc.date.available2020-12-17T16:45:19Z
dc.date.issued2020-06-19
dc.date.submitted2020-05-19
dc.description.abstractIntrodução: A falta de níveis adequados de atividade física é o quarto maior fator de risco para a mortalidade mundial e é também a causa de várias doenças não transmissíveis que causam grande morbilidade e mortalidade. Os estudantes universitários constituem uma população muito exposta a hábitos sedentários, visto passarem muito do seu tempo sentados, com possíveis riscos acrescidos de contraírem as referidas doenças não transmissíveis. Materiais e Métodos: Foi utilizada uma amostra de 228 alunos inscritos em várias instituições de Ensino Superior em Portugal no ano letivo 2018/19. Foi aplicado um questionário baseado no International Physical Activity Questionnaire para avaliar os hábitos de atividade física e exercício físico e o rendimento académico dos alunos. Foram procuradas diferenças significativas nas notas dos alunos em função das várias variáveis usando os testes de Mann-Whitney e de Kruskal-Wallis. Resultados: Os resultados demonstram que os alunos praticam poucas atividades físicas moderadas e vigorosas durante a semana [praticam, em média, em 1,35 (±1,75) e 1,67 (±1,82) dias por semana, respetivamente]. Também passam muito tempo dia sentados [média de 8,06 (±4,91) horas por dia em dias da semana e 9,26 (±4,14) horas em dia de fim de semana]. No entanto, caminham regularmente [em média, em 5,35 (±1,71) dias por semana] e a maioria (61,40 %) pratica exercício físico regularmente. Os homens praticam mais atividade física e exercício físico do que as mulheres. Conclusão: Não foram encontradas diferenças significativas nas notas dos alunos em função das diversas variáveis analisadas.por
dc.description.abstractIntroduction: The lack of adequate physical activity levels is the fourth most imperative risk factor contributing to world mortality, and the cause of several noncommunicable diseases that also increase the morbidity and mortality. University students make part of a population that is highly exposed to sedentary habits, since they spend a great amount of time sitting, with possible added risk of contracting said noncommunicable diseases. Methods: The sample used consists in 228 students who were studying at multiple Higher Education facilities in Portugal during the 2018/19 school year. A questionnaire based on the International Physical Activity Questionnaire was applied to evaluate the physical activity and exercise habits, as well as the student’s academic performance. Significant statistical differences in student’s grades were searched in line with the multiple variables, using the Mann-Whitney and Kruskal-Wallis tests. Results: Results show that students do not engage enough in moderate and vigorous physical activities during the week (they engage, in average, in 1,35 (±1,75) and 1,67 (±1,82) days a week, respectively). They also spend most of their day sitting [average of 8,06 (±4,91) hours a day during week days and 9,26 (±4,14) hours during weekend days]. However, they go on walks regularly [in average, in 5,35 (±1,71) days a week] and the majority (61,20%) practices physical exercise regularly. Men engage more in physical activity and exercise than women. Conclusion: No significant statistical differences were found in student’s grades when considering the multiple analyzed variables.eng
dc.identifier.tid202548627
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/10732
dc.language.isoporpor
dc.subjectAlunos Universitáriospor
dc.subjectAtividade Físicapor
dc.subjectExercício Físicopor
dc.subjectRendimento Académicopor
dc.titleRelação entre a Prática de Exercício Físico e o Rendimento Académico em Alunos Universitáriospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Medicinapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
7531_15981.pdf
Size:
821 KB
Format:
Adobe Portable Document Format