Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Estudo sobre Motivação e Aptidão Física em alunos do Ensino Secundário

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
11330_29648.pdfDocumento em Acesso Embargado até dia 24-06-2026. Tente solicitar cópia ao autor carregando no ficheiro6.45 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório tem como objetivo descrever a minha experiência e o trabalho desenvolvido durante este estágio no Agrupamento de Escolas do Fundão durante o ano letivo de 2024/2025. No primeiro capítulo do relatório é apresentada a intervenção pedagógica e todo o contacto com a comunidade escolar realizada. Neste ponto é descrito o contexto da escola, grupo de educação física e professor estagiário, intervenção do estagiário, participação na escola e relação com a comunidade e o desenvolvimento profissional. No segundo capítulo, é apresentada a investigação realizada durante este ano de estágio, que teve como objetivo perceber a relação entre o nível de aptidão física e a motivação dos alunos para as aulas de Educação Física. Foi aplicado um questionário adaptado de outros questionários, de forma a perceber o que pode motivar ou não os alunos para as aulas de Educação Física e relacionar esta com a aptidão física dos alunos. Os resultados demonstram que quem tem mais aptidão física tem mais tendência para estar mais motivado para a prática de Educação Física, no entanto os resultados não são totalmente esclarecedores.
This report aims to describe my experience and the work carried out during my pedagogical internship at the Agrupamento de Escolas do Fundão during the 2024/2025 academic year. The first chapter presents the pedagogical intervention and all the interactions with the school community. This includes a description of the school context, the Physical Education department and the trainee teacher, the trainee’s intervention, participation in school life and engagement with the community, as well as professional development. The second chapter outlines the research conducted throughout the internship year, which aimed to understand the relationship between students’ physical fitness levels and their motivation for Physical Education classes. A questionnaire was applied, adapted from existing instruments, to identify what factors may or may not motivate students in Physical Education and how this relates to their physical fitness. The results suggest that students with higher physical fitness levels tend to be more motivated to engage in Physical Education. However, the findings are not entirely conclusive.

Description

Keywords

Estágio Pedagógico Educação Física Atividade Física Motivação Aptidão Física Pedagogical Internship Physical Education Physical Activity Motivation Physical Fitness

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue