Repository logo
 
Publication

A comunicação de saúde nutricional no Instagram: análise de publicações de nutricionistas portugueses

datacite.subject.fosHumanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicas
dc.contributor.advisorBaptista, Raphael Marques
dc.contributor.authorRijo, Manuel Pedro Pereira Neves
dc.date.accessioned2025-10-30T15:46:37Z
dc.date.available2025-10-30T15:46:37Z
dc.date.issued2025-07-24
dc.date.submitted2025-06-11
dc.description.abstractA comunicação desempenha um papel essencial na promoção da saúde e na prevenção da doença, sendo as redes sociais online cada vez mais utilizadas como meios estratégicos para a disseminação de mensagens sobre saúde. A presente dissertação tem como objetivo caracterizar a mensagem de saúde nutricional partilhada na rede social online Instagram por três influenciadoras digitais nutricionistas portuguesas, bem como explorar o seu potencial retórico na promoção da literacia em saúde. A investigação assenta no método misto, de natureza dedutiva e desenho transversal, recorrendo às seguintes técnicas: análise de conteúdo e análise retórica. A ancoragem epistemológica baseia-se no funcionalismo e no interpretativismo e a ancoragem teórica integra a teoria da retórica, o modelo do encoding/decoding e a teoria do enquadramento. Os resultados evidenciam a predominância dos objetivos da comunicação de saúde de incutir conhecimentos, trocar informações e informar, bem como a frequência de estratégias como o enquadramento positivo e a narrativa, com associações estatisticamente significativas entre as macroestratégias da mensagem de comunicação de saúde e o formato do conteúdo. O ethos destacou-se como o apelo retórico dominante, reforçando a credibilidade dos nutricionistas enquanto profissionais de saúde. Concluiu-se que a rede social online Instagram constitui uma ferramenta eficaz de comunicação estratégica em saúde nutricional, contribuindo para o desenvolvimento da literacia e promoção da saúde, embora subsistam oportunidades para aprofundar práticas pedagógicas e persuasivas identificadas na revisão da literatura.por
dc.description.abstractCommunication plays an essential role in health promotion and disease prevention, and online social media are increasingly being used as strategic means of disseminating health messages. This dissertation aims to characterize the nutritional health message shared on the online social media Instagram by three Portuguese nutritionist digital influencers and explore its rhetorical potential in promoting health literacy. The research is based on a mixed method, deductive in nature and cross-sectional in design, using the following techniques: content analysis and rhetorical analysis. The epistemological anchor is based on functionalism and interpretivism, and the theoretical framework includes rhetorical theory, the encoding/decoding model, and the framing theory. The results show the predominance of health communication objectives of instilling knowledge, exchanging information, and informing, as well as the frequency of positive framing and narrative strategies, with statistically significant associations between macro-strategies and content format. Ethos stood out as the dominant rhetorical appeal, reinforcing the credibility of nutritionists as health professionals. The conclusions suggest that the online social media platform Instagram is an effective tool for strategic communication in nutritional health, contributing to health literacy and promotion development. However, there are still opportunities to deepen the pedagogical and persuasive practices provided by the literature review.eng
dc.identifier.tid204026989
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/19070
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectComunicação de Saúdepor
dc.subjectComunicação Onlinepor
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectNutriçãopor
dc.titleA comunicação de saúde nutricional no Instagram: análise de publicações de nutricionistas portuguesespor
dc.typemaster thesispor
dspace.entity.typePublication
person.familyNameRijo
person.givenNameManuel Pedro Pereira Neves
person.identifier.ciencia-id8318-F2CB-CDCF
person.identifier.orcid0009-0009-3188-8851
relation.isAuthorOfPublication5184d9c8-a152-4291-b4d8-84490b4a2587
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5184d9c8-a152-4291-b4d8-84490b4a2587
thesis.degree.name2º Ciclo em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicaspor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
11298_28127.pdf
Size:
2.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format