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Questões de Género no Vestuário Sem Género: Tendência versus Paradigma
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes::Design de Moda | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, Maria Madalena Rocha | |
dc.contributor.advisor | Jerónimo, Nuno André Amaral | |
dc.contributor.advisor | Azevedo, Susana Maria Palavra Garrido | |
dc.contributor.author | Reis, Benilde Mendes dos | |
dc.date.accessioned | 2021-04-08T14:01:47Z | |
dc.date.available | 2023-06-08T00:30:21Z | |
dc.date.issued | 2020-11-19 | |
dc.description.abstract | No que diz respeito a moda, vestuário e género, os investigadores de vestuário há muito tempo que são fascinados pelas diferenças entre roupas e a aparência de homens e mulheres – mesmo antes da introdução do conceito de género como um padrão socialmente construído, separado do sexo biológico. De facto, é quase impossível estudar o vestuário sem considerar o género. Quando uma peça de vestuário é vista numa coleção no museu, uma das primeiras categorias em que é classificada é 0 sexo do utilizador, (Paoletti, 2018). Tendo sido escolhido um objeto de estudo específico relacionado com a moda contemporânea, pretende-se estudar o vestuário sem género a partir de uma abordagem sociológica, acerca dos tipos de género, das suas diferenças e do comportamento do consumidor de moda. Como consequência desta opção, obter-se-á uma investigação com uma perspetiva interdisciplinar. Neste contexto de vestuário sem género é importante abordar, não apenas a pesquisa de Design de Moda, mas também de áreas científicas como Sociologia e Marketing (comportamento do consumidor), bem como diversos subtemas inseridos nesses campos do conhecimento. O presente estudo foca-se em compreender e analisar questões e aspetos atuais da sociedade, relativamente a questões de género no vestuário, quer nas coleções de moda dos criadores e das marcas, quer dos consumidores. Procura-se ainda aferir se a moda sem género será um paradigma ou apenas uma tendência. O enquadramento da temática será feito através de uma detalhada revisão da literatura sobre questões de género, comportamento do consumidor e o vestuário sem género em Design de Moda. A investigação realizada usa uma combinação de metodologias, qualitativa e quantitativa, por meio da utilização do método da triangulação (qualitativa-quantitativa-qualitativa), para tratar os dados recolhidos através de uma análise de imagens, do desenvolvimento de um questionário e de uma coleção cápsula. Para a análise de imagens foram selecionadas sete marcas/designers, que tenham feito coleções, ou as suas marcas sejam classificadas como unissexo ou sem género, dos quais foram recolhidas 117 imagens, para uma análise feita através do software MaxQDA. O questionário desenvolvido foi colocado online para o consumidor de vestuário da população portuguesa, numa amostra não probabilística e de conveniência. Desta forma, foram obtidas 650 respostas válidas para se proceder a uma análise multivariada e univariada. Nesse sentido, numa fase final desta investigação e face aos resultados obtidos da análise de imagens e dos resultados da análise do consumidor desenvolveu-se uma coleção cápsula de peças de vestuário sem género, das quais, por meio de detalhes na modelagem, estas pretendem vestir tanto no corpo de mulher como de homem, que podem oscilar entre diversos tamanhos. Diante dos resultados obtidos, o trabalho desenvolvido constitui um ponto de partida para futuras investigações e discussões no vestuário sem género. Particularmente a estrutura aplicada mostrou ser útil para o estudo do vestuário sem género e dos seus consumidores. O trabalho desenvolvido apresenta também contribuições teóricas pertinentes para uma evolução do conhecimento do consumidor de vestuário na atualidade e para o vestuário sem género, que podem ser relevantes não só para o meio académico como também do ponto de vista prático para marcas e designers da indústria do têxtil e do vestuário. Para que no desenvolvimento de projetos e coleções, marcas e designers que tenham um determinado segmento tenham em consideração um conjunto de atributos e fatores valorizados pelo consumidor de vestuário, em que alguns deles diferem em termos de valorização em função das características demográficas-sociais. | pt_PT |
dc.description.abstract | Regarding fashion, clothing and gender, clothing researchers have long been fascinated by the differences between dress and the appearance of men and women - even before the introduction of the concept of gender as a socially constructed standard, separated from the biological sex. It is almost impossible to study clothing without considering gender. When a garment is seen in a museum collection, one of the first categories in which it is classified is the sex of the user (Paoletti, 2018). Having chosen a specific study object related to contemporary fashion, we intend to study genderless clothing not only from a sociological approach, about the types of gender, their differences, but also the consumer behaviour in fashion. As a consequence of this option, this investigation has an interdisciplinary perspective. In this context of genderless clothing, it is essential to address not only fashion design research but also scientific areas such as Sociology and Marketing (consumer behaviour), as well as several sub-themes within these fields of knowledge. This study focuses on understanding and analysing current issues and aspects of society, concerning gender issues in clothing, both in the fashion collections of designers and brands, as well as consumers. It also seeks to gauge whether genderless fashion will be a paradigm or just a trend. The theme will be framed through a detailed review of the literature on gender issues, consumer behaviour and genderless clothing in Fashion Design. The research carried out uses a combination of methodologies, qualitative and quantitative, applying the triangulation method (qualitative-quantitative-qualitative), to treat the data collected through image analysis, the development of a questionnaire and a capsule collection. For the analysis of images, seven brands/designers were selected, who have made collections, or their brands are classified as unisex or genderless, from which 117 images were collected, for an analysis made using the MaxQDA software. The developed questionnaire was placed online for clothing consumers of the Portuguese population, in a non-probabilistic and convenience sample. In this way, 650 valid responses were obtained to proceed with multivariate and univariate analysis. In a final phase of this investigation, considering the results obtained from the analysis of images and the results of the study of the consumer behaviour, a capsule collection of garments for genderless was developed. Through details in the patternmaking, the developed clothes intend to wear both in the body of a woman and a man, which can vary between different sizes. The developed work constitutes a starting point for future investigations and discussions on genderless clothing, considering the results obtained. Notably, the applied structure proved to be useful for the study of genderless clothing and its consumers. The work developed also presents relevant theoretical contributions for an evolution of the knowledge of the consumer of clothing today and for genderless clothing, which may be concerned not only for the academic environment but also from a practical point of view for brands and designers of the clothing and textile industry. Furthermore, the development of projects and collections, of brands and designers that have a particular segment considers a set of attributes and factors valued by the fashion consumer, in which some of them differ in terms of valuation according to demographic-social characteristics. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101603592 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/11159 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Design de Moda | pt_PT |
dc.subject | Vestuário Sem Género | pt_PT |
dc.subject | Questões de Género | pt_PT |
dc.subject | Comportamento do Consumidor | pt_PT |
dc.title | Questões de Género no Vestuário Sem Género: Tendência versus Paradigma | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Reis | |
person.givenName | Benilde | |
person.identifier | https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=tvWck_0AAAAJ | |
person.identifier.ciencia-id | EA1B-CE27-5FE1 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0525-0853 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 0eeef17c-52ea-49ef-9dad-c52200ac688b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0eeef17c-52ea-49ef-9dad-c52200ac688b | |
thesis.degree.name | Doutoramento em Design de Moda | pt_PT |
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