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Comportamento e Saúde Mental

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.contributor.advisorRodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva Farinha
dc.contributor.advisorNascimento, Carla Sofia Lucas do
dc.contributor.authorMartins, Afonso Miguel de Antunes
dc.date.accessioned2021-01-18T14:19:42Z
dc.date.available2021-01-18T14:19:42Z
dc.date.issued2020-07-20
dc.date.submitted2020-06-29
dc.description.abstractA velocidade de processamento da informação pode ser definida como uma componente das capacidades cognitivas que incide sobre a capacidade de aprendizagem e raciocínio de um sujeito, sendo um elemento fulcral no investimento das habilidades mentais e pertinente para fatores desde o desempenho na literatrura até aos cálculos matemáticos avançados. A velocidade a que a informação se difunde é mensurável cronológicamente, permitindo avaliar o tempo que separa um estímulo da reacção ao mesmo. O presente estudo visa, portanto, a verificação científicamente comprovada que diferentes índices de velocidade de processamento irão afetar o tempo a que o sujeito reage ao reconhecimento de identidade com base numa face. Pertinentemente, o reconhecimento de identidade é igualmente fundamental ao nível das relações interpessoais, socialização e vida em comunidade, tal como no desempenho de determinadas profissões que requerem um rápido processamento cognitivo na identificação de duas faces como sendo a mesma ou faces diferentes, como é o caso dos seguranças aeroportuários. Para a construção da experiência na recolha dos dados, foi utilizada a Glasgow Face Matching Test (GFMT), uma base de dados de fotografias de pessoas reais que correspondem a determinadas características adequadas à presente investigação, bem como a tarefa de números idênticos de Andersson (2008) e a velocidade de contagem e a figura geométrica idêntica de Bull & Johnston (1997). O projeto é de natureza quantitativa, com um design correlacional e inter-sujeitos. A amostra é constituída por jovens adultos com idades inferiores a 30 anos, incidindo sobre uma população maioritáriamente universitária, sem descriminação por sexos.por
dc.description.abstractInformation processing speed can be broadly defined as a component of cognitive abilities that focuses on a subject's learning and reasoning ability, and is a key element in the investment of mental skills, relevant to factors ranging from literacy performance to advanced mathematical calculations. The speed at which information is disseminated is chronologically measurable, allowing the time to separate a stimulus from its reaction to be evaluated, and the present study therefore aims at scientific verification that different processing speed indices will affect the time at which the information is transmitted when the subject reacts to face-based identity recognition. Identity recognition is equally fundamental in interpersonal relationships, socialization and community life, as well as in the performance of certain professions that require rapid cognitive processing in identifying two faces as being the same or different faces, such as airport security. To build the data collection experience, the Glasgow Face Matching Test (GFMT) was used, a database of real people photographs that correspond to certain characteristics suitable for the present investigation, as well as Andersson's (2008) identical number task and Bull & Johnston's (1997) counting speed and identical geometrical figure. The project is quantitative, cross-sectional, with a correlational design and inter-subject. The sample consists of young adults under 30 years of age, focusing on a mostly university population, without gender discrimination.eng
dc.identifier.tid202577872
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/11014
dc.language.isoporpor
dc.subjectInteligênciapor
dc.subjectReconhecimento de Identidadepor
dc.subjectSaúde Mentalpor
dc.subjectVelocidade de Processamentopor
dc.titleComportamento e Saúde Mentalpor
dc.title.alternativeVelocidade de Processamento no Reconhecimento de Identidadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Psicologiapor

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