Repository logo
 
Publication

Jovens e jornalismo: a relação das novas gerações com os recursos jornalísticos imersivos em ambientes virtuais

datacite.subject.fosHumanidades::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCanavilhas, João Manuel Messias
dc.contributor.authorGiacomelli, Fábio Ozorio
dc.date.accessioned2023-12-06T15:12:25Z
dc.date.available2023-12-06T15:12:25Z
dc.date.issued2023-11
dc.description.abstractO jornalismo imersivo é um formato narrativo que, através de recursos tecnológicos como a realidade virtual, a realidade aumentada e os vídeos em 360 graus, procura oferecer ao utilizador formas únicas de consumir uma notícia, graças a uma experiência na primeira pessoa. O ponto de partida para as investigações académicas e projetos práticos nas redações foi dado em 2010, quando Nonny de la Peña e os seus colegas publicaram na Revista Presence as ideias-base do que se convencionou chamar de jornalismo imersivo. Esta investigação procura abordar este contexto histórico, analisar as produções jornalísticas e académicas desenvolvidas em Portugal e lançar um olhar sobre a forma como este formato pode contribuir para uma reaproximação dos públicos jovens que estão afastados do jornalismo. Para alcançar estes objetivos, organiza-se uma tese em cinco capítulos teóricos que partem da definição de sociedade, do conceito de gerações, onde se trabalham de modo particular as novas gerações, o webjornalismo e o jornalismo para dispositivos móveis, os conceitos intrínsecos ao jornalismo imersivo e a sua evolução. Completa-se a investigação com um inquérito por questionário aplicado a 101 jovens que participaram numa experiência em que foi usada uma produção de não-ficção imersiva e em 360 graus. Os resultados obtidos no questionário, mostram que há um distanciamento nítido dos jovens em relação às produções jornalísticas, mas existe um interesse tecnológico que pode fazer deste jornalismo imersivo um caminho para a reaproximação deste segmento etário ao consumo noticioso.pt_PT
dc.description.abstractImmersive journalism is a narrative format that, through technological resources such as virtual reality, augmented reality, and 360-degree videos, aims to provide users with unique ways of consuming news by offering a first-person experience. The starting point for academic research and practical experiences in newsrooms started officially in 2010, when Nonny de la Peña and her colleagues published the basic ideas of what became known as immersive journalism in the journal Presence. This research seeks to provide a brief historical context, examine the practical and academic productions developed in Portugal and explore how this format can contribute to reconnecting younger audiences who are disengaged from journalism. To achieve these objectives, a thesis is structured into five theoretical chapters that start with the definition of society, the concept of generations, particularly focusing on the new generations, web journalism, and journalism for mobile devices, the intrinsic concepts of immersive journalism and its evolution. The research is completed with a questionnaire survey applied to 101 Portuguese young people who participated in a face-to-face experience where an immersive non-fiction production in 360-degree was shown individually, which was processed using statistical software and presented in the second part of this thesis. The results obtained from the survey show a clear disconnect between young people and journalistic productions, but also demonstrate a technological interest that could make immersive journalism a way to reconnect with younger audiences.pt_PT
dc.description.sponsorshipBanco Santander e a Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal, que em distintos períodos foram financiadores desta investigação e permitiram uma dedicação exclusiva ao trabalho académico.pt_PT
dc.identifier.tid101595913pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/13823
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectJornalismo imersivopt_PT
dc.subjectVídeos em 360 grauspt_PT
dc.subjectJornalismo para dispositivos móveispt_PT
dc.subjectJovenspt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleJovens e jornalismo: a relação das novas gerações com os recursos jornalísticos imersivos em ambientes virtuaispt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameOzorio Giacomelli
person.givenNameFábio
person.identifierZRC7_6wAAAAJ&hl
person.identifier.ciencia-id3E1C-3633-FDC6
person.identifier.orcid0000-0003-3261-0041
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication755502d1-10e7-40ec-967e-9ed93fa12d57
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery755502d1-10e7-40ec-967e-9ed93fa12d57
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
D1914 - Tese de Doutoramento_signed.pdf
Size:
7.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: