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Abstract(s)
O mundo contemporâneo é marcado pela total liberdade de circulação, seja de bens, de pessoas, de informação. Nunca como antes se assistiu a uma mobilidade tão acentuada, com consequentes transformações no modo de vida das pessoas. Hodiernamente, todas as barreiras se esbatem e qualquer cidadão pode facilmente aceder a serviços dentro e fora do seu país. O desafio actual inerente a esta mobilidade passa pelo assegurar da qualidade dos serviços prestados dentro do espaço europeu, o que se prende, de forma directa, com o exercício da Psicologia. «O Processo de Bolonha representa um desafio tão importante como os que estão definidos na Estratégia de Lisboa e que visam para a Europa os perfis próprios de um espaço económico mais dinâmico e competitivo do mundo baseado no conhecimento e capaz de garantir um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos e com maior coesão social» (Ministério da Ciência e do Ensino Superior). Considera-se que uma possível resposta para garantir a qualidade dos serviços prestados pelo psicólogo se encontra consignada no actual enquadramento do Psicólogo Europeu, exposto no Europsy. Este documento dá corpo à nossa prática, e a sua análise leva-nos a colocar algumas questões: Que desafios se colocam à prática do psicólogo europeu? Que metas devem orientar os nossos serviços de psicologia? Que competências deverá desenvolver um psicólogo a fim de garantir a qualidade dos seus serviços? É no seguimento do Processo de Bolonha e na tentativa de reconhecer a qualificação profissional que surge este relatório para obtenção do grau de mestre em Psicologia: nas próximas páginas relatadas as actividades realizadas no último ano de licenciatura que vão ao encontro das competências exigidas ao Psicólogo Europeu. Deste modo, no Capítulo I, começamos por apresentar uma breve caracterização do papel do psicólogo em contexto europeu seguida, no Capítulo II, de uma caracterização do contexto escolar do Serviço de Psicologia onde fui integrada. Por sua vez, no terceiro Capítulo são descritas as actividades que integraram o estágio em Psicologia Escolar e da Educação, no ano lectivo 2006/2007 no âmbito da Intervenção directa seguidas, no Capítulo IV das actividades de Intervenção Indirecta. Por último, no Capítulo V é apresentado um artigo resultante de uma investigação em contexto escolar levada a cabo igualmente no quinto ano de licenciatura. Por fim, nas considerações finais procede-se ar um balanço geral deste ano, destacando os aspectos mais positivos e negativos no decurso do mesmo.
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Keywords
Consulta psicológica Intervenção psicológica