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O tipo de Paixão e a Regulação Emocional em estudantes do ensino superior com comportamentos aditivos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.contributor.advisorRamos, Ludovina Maria de Almeida
dc.contributor.authorHenriques, David de Jesus Laia
dc.date.accessioned2025-01-17T15:06:19Z
dc.date.available2025-01-17T15:06:19Z
dc.date.issued2024-07-05
dc.date.submitted2024-05-31
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre o tipo de Paixão face ao consumo de substâncias psicoativas ilícitas e as estratégias de regulação emocional de estudantes de ensino superior. A amostra é constituída por 137 estudantes universitários consumidores de substâncias psicoativas ilícitas com idades entre os 18 e os 45 anos. A recolha de dados passou pela divulgação do questionário e ainda pela colaboração de um conjunto de Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência do país, tendo sido aplicado um Questionário Sociodemográfico, bem como as versões portuguesas do Questionário de Regulação Emocional Comportamental e da Escala da Paixão. Os resultados não foram ao encontro da literatura existente, visto que não se verificou um impacto significativo do tipo de Paixão na Regulação Emocional. Contudo, apesar de não serem significativos, indicam uma tendência, em termos comparativos: as estudantes do género feminino, ao contrário do género masculino, parecem adotar estratégias de RE adaptativas; pos/as estudantes de Mestrado apresentam mais estratégias adaptativas e os/as estudantes de Doutoramento sinalizam mais a adoção de estratégias desadaptativas de regulação emocional; por fim, os/as estudantes que tenham sido intercetados pelas forças de segurança devido ao consumo ou posse para consumo de substâncias psicoativas ilícitas, pelo menos uma vez, indicam mais estratégias desadaptativas de regulação emocional.por
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the relationship between the type of Passion regarding the consumption of illicit psychoactive substances and the emotional regulation strategies of higher education students. The sample consisted of 137 university students who were consumers of illicit psychoactive substances, aged between 18 and 45 years old. Data collection involved the distribution of a questionnaire and collaboration with a set of Commissions for the Dissuasion of Drug Addiction in the country. A Sociodemographic Questionnaire was administered, as well as the Portuguese versions of the Behavioral Emotional Regulation Questionnaire and the Passion Scale. The results did not align with existing literature, as there was no significant impact of the type of Passion on Emotional Regulation. However, although not significant, they indicate a tendency: female students, unlike male students, tend to adopt adaptive ER strategies; Master's students tend to present adaptive strategies while doctoral students tend to present maladaptive ER strategies; finally, students who have been intercepted by law enforcement due to the consumption or possession for consumption of illicit psychoactive substances, at least once, tend to present maladaptive ER strategies.eng
dc.identifier.tid203744071
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/14981
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectModelo Dualístico de Vallerandpor
dc.subjectPaixãopor
dc.subjectRegulação Emocionalpor
dc.subjectSubstâncias Psicoativaspor
dc.titleO tipo de Paixão e a Regulação Emocional em estudantes do ensino superior com comportamentos aditivospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Psicologiapor

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