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Satisfação com os serviços-programas de saúde públicos e a qualidade de vida comunitária

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Abstract(s)

A presente investigação foi realizada à luz da abordagem quantitativa, constituindo um estudo não experimental, de carácter descritivo, analítico, correlacional e transversal, tendo como principal objectivo analisar a satisfação comunitária com os cuidados de saúde públicos e a qualidade de vida da mesma. O presente estudo partiu da visão de Rahtz et al. (2004), adaptada ao sistema de saúde português, abrangendo os serviços públicos do âmbito hospitalar e cuidados de saúde primários do concelho de Tomar. Foram recolhidos e analisados 305 questionários aplicados à população residente. Os resultados obtidos indicam que o modelo que defende a associação entre a satisfação individual com os cuidados de saúde(programas e serviços de saúde públicos) e a satisfação comunitária com os cuidados de saúde públicos tem uma capacidade explicativa de 36,7%. Os programas e serviços de saúde estudados neste processo foram: cirurgia geral, urgência, consulta externa e tratamentos de enfermagem. O modelo que relaciona a satisfação comunitária com os cuidados de saúde públicos e a qualidade de vida comunitária também evidencia, embora com fraca capacidade explicativa, uma associação entre as variáveis. Apurou-se, ainda, que de entre os programas e serviços supramencionados, apenas o serviço de urgência evidencia associação estatisticamente significativa com a qualidade de vida comunitária. Constatou-se que a idade não evidencia associação com a qualidade de vida comunitária, ao contrário da satisfação profissional, da satisfação com a vida familiar e dos rendimentos. Finalmente, verificou-se que a qualidade de vida comunitária tende a ser maior para um indivíduo cuja satisfação pessoal com o estado de saúde é elevada.
This research was conducted through a quantitative approach, constituting a non-experimental, descriptive, analytical and cross-correlation study, which main objective is to study community healthcare satisfaction and the community quality of life. This study was based on Rahtz et al. (2004) vision, adapted to the portuguese health system, including public services within the hospital and primary healthcare. Data were collected from 305 community residents in Tomar. The results indicate that, the model which maintains the association between individual healthcare satisfaction (programs and public healthcare services) and the community healthcare satisfaction has an explanatory power of 36.7%. The health programs and services studied in this process were: general surgery, emergency, outpatient and nursing treatments. The model that relates the community healthcare satisfaction with community quality of life, also demonstrates, although with weak explanatory power, an association between the variables. It was found also that among the programs and services mentioned above, only orthopedics, outpatient and emergency room showed a statistically significant association with community quality of life. It was found that only emergency service showed a statistically significant association. Age did not show association with community quality of life, unlike job satisfaction, family life satisfaction and incomes. Finally, it was found that the QVC tends to be higher for an individual whose personal health satisfaction is high.

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Keywords

Cuidados de saúde - Satisfação dos utentes Serviços de saúde públicos - Satisfação dos utentes

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