Repository logo
 
Publication

A inteligência emocional e o desempenho

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
dc.contributor.advisorNunes, António João Santos
dc.contributor.authorMagalhães, Ana Rita Paiva
dc.date.accessioned2020-02-26T16:49:59Z
dc.date.available2020-02-26T16:49:59Z
dc.date.issued2018-03-21
dc.date.submitted2018-02-12
dc.description.abstractO presente estudo teve como principal objetivo investigar a relação entre a inteligência emocional e o desempenho em trabalhadores da linha da frente, em PMEs do setor dos serviços. Também se considerou como objetivo a investigação das diferenças entre as autoavaliações feitas pelos trabalhadores e as avaliações elaboradas pelos responsáveis e se essas diferenças evidenciavam subavaliações ou sobreavaliações, considerando, também, o nível de inteligência emocional dos trabalhadores. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, envolvendo 4 empresas, do setor de atividade dos serviços, localizadas nos concelhos da Covilhã e de Vila Nova de Gaia, englobando 27 trabalhadores da linha da frente. Os instrumentos utilizados foram: adaptação da escala de Wong e Law (WLEIS) para português, e entrevistas aos trabalhadores e aos responsáveis, para determinação das avaliações de desempenho por parte dos responsáveis (para cada trabalhador) e das autoavaliações de desempenho (por parte de cada trabalhador). Os resultados apontam para a existência de elevados níveis de Inteligência emocional nos trabalhadores da linha da frente estudados e para a inexistência de uma relação positiva entre os níveis de inteligência emocional e os níveis de desempenho dos trabalhadores na organização. Em relação à comparação entre as autoavaliações de desempenho e as avaliações dadas pelos responsáveis, identificou-se uma tendência clara de sobreavaliações nas autoavaliações, sendo os trabalhadores com a IE mais elevada os que mais sobrevalorizam o seu desempenho.por
dc.description.abstractThe main objective of this study was to investigate the relationship between Emotional Intelligence and performance in frontline workers in service sector SMEs. The purpose of the investigation was also to investigate the differences between the self-evaluations made by the employees and the evaluations made by the responsible and whether those differences showed underestimates or overestimations, according to the level of emotional intelligence of the workers. The methodology used was the case study, involving 4 SMEs companies, in the service sector, located in Covilhã and Vila Nova de Gaia, comprising 27 frontline workers. The instruments used were: adaptation of the Wong and Law emotional intelligence scale (WLEIS) in Portuguese, and interviews with workers and managers, to determine the performance evaluations by the managers (for each worker) and the performance self-assessments each worker. The results point to the existence of high levels of emotional intelligence in frontline employees and to the lack of a positive relationship between levels of emotional intelligence and the levels of performance of workers in the organization. In relation to the comparison between the self-assessments and the evaluations by the responsible, a clear tendency was identified to observe overvaluations in the self-assessments, with the workers with the higher IE that more overestimated their performance.eng
dc.identifier.tid202356540
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/9571
dc.language.isoporpor
dc.subjectAutoavaliaçãopor
dc.subjectAvaliação de Desempenhopor
dc.subjectInteligência Emocionalpor
dc.subjectSector dos Serviçospor
dc.subjectTrabalhadores da Linha da Frentepor
dc.titleA inteligência emocional e o desempenhopor
dc.title.alternativeEstudos de caso com trabalhadores da linha da frente no setor dos serviçospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Gestãopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
6028_12779.pdf
Size:
843.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format