Repository logo
 
Publication

Moda como Arte legítima

datacite.subject.fos Humanidades::Artes::Design de Modapor
dc.contributor.advisorPinheiro, Cláudia Isabel de Sousa
dc.contributor.authorRodrigues, Beatriz dos Santos
dc.date.accessioned2020-12-10T17:24:40Z
dc.date.available2021-06-25T00:30:15Z
dc.date.issued2020-07-23
dc.date.submitted2020-06-26
dc.description.abstractA moda é uma manifestação da arte e da comunicação humana. Tal como na arte, fatores económicos, políticos, culturais e sociais a afetam. O processo criativo, tanto do designer como do artista, é influenciado por estes e outros elementos que fazem da obra um reflexo do estado de espírito, das crenças e motivações do criador. Contudo, o vestuário, como meio diferenciador de classes sociais e estatutos, é visto como algo frívolo. Os valores estéticos do mesmo, assim como a sua efemeridade, dãolhe uma conotação fútil. Também o aspeto útil e funcional da roupa afasta a moda de ser considerada uma arte. Na verdade, a moda e a arte, como conceitos abertos sugerem diferentes interpretações. Por esse motivo, a sua contextualização histórica e social é necessária. Esta dissertação tem como objetivo analisar os termos, relacionando-os como produto artístico e meio comunicativo. Será igualmente aprofundada a proximidade das áreas, bem como o que as distancia.por
dc.description.abstractFashion is a manifestation of art and human communication. As in art, economic, political, cultural and social factors affect it. The creative process, both of the designer and the artist, is influenced by these and other elements that make the work a reflection of the creator's state of mind, beliefs and motivations. However, clothing, as a means of differentiating social classes and statutes, is seen as something frivolous. Its aesthetic values, as well as its ephemerality, give it a futile connotation. Also, the useful and functional aspect of clothing takes fashion away from being considered an art. In fact, fashion and art, as open concepts, suggest different interpretations. For this reason, its historical and social contextualization is necessary. This dissertation aims to analyze the terms, relating them as an artistic product and a communicative medium. The proximity of the areas will also be deepened, as well as the distance between them.eng
dc.identifier.tid202546845
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/10605
dc.language.isoporpor
dc.subjectArtepor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectConotaçãopor
dc.subjectModapor
dc.subjectVestuáriopor
dc.titleModa como Arte legítimapor
dc.title.alternativePerspetivas da Filosofia, da Arte e da Culturapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.embargofctcontem dados temporariamente confidenciaispor
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Design de Modapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
7662_16152.pdf
Size:
2.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format