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Aplicação de um programa de atividade física como meio para desenvolver competências de cidadania em crianças desfavorecidas.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Desportopor
dc.contributor.advisorO´Hara, Kelly de Lemos Serrano
dc.contributor.authorSilva, Alexandre Pimentel da
dc.date.accessioned2019-01-15T11:11:52Z
dc.date.available2019-01-15T11:11:52Z
dc.date.issued2016-11-18
dc.date.submitted2016-10-10
dc.description.abstractA prática de atividade física é um importante fator de desenvolvimento das crianças, tanto física como psicologica. Esse desenvolvimento deve começar o mais cedo possível, sendo ele, intra e interpessoal. Têm surgido diversos programas para que exista esse desenvolvimento positivo das crianças. Desses programas, destaca-se o programa de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social, proposto por Donald Hellison. Este programa, auxilia a formar do carácter de crianças e jovens de cariz problemático, ajudando-os a responsabilizarem-se pelo próprio futuro. Para dar suporte a esta investigação e ajudar no cumprimento dos objetivos, foram aplicados testes físicos (Testes de fitnessgram e flexiteste) e questionários (SAQ, PACS e Bar-On) a duas instituições, uma constituída pelo grupo de controlo (11 participantes) e a outra constituída pelo grupo de intervenção (11 participantes), com idades médias de 15 e 13 anos, respetivamente. Desta forma, foi possível conhecer as necessidades e aplicar o programa nestas instituições, recolhendo dados e verificando a validade do mesmo. Dos resultados obtidos, nas capacidades físicas e sociais, verificam-se melhorias nas valências abordadas, ainda que nem todas com significado estatístico (p<0.05).por
dc.description.abstractPhysical activity practise is an important factor in children’s physical and psychological development. This development should start as soon as possible. Some programs have emerged so that children’s positive development may exist. From this programs, Donald Hellison’s “Teaching Personal and Social Responsability” is highlighted. This program assists in shaping the nature of troubled children, helping them to be responsible by their own future. To support this investigation and to help fulfilling its objectives, physical tests were apllied (Fitnessgram test and Flexitest) and surveys (SAQ, PACS and Bar-On) to two institutions, one constituted by the control group (11 participants) and the other by the intervention group (11 participants), with an age average of 15 and 13 years, respectively. This way, it was possible to know this institutions needs and to apply the program, gathering data and confirming its validity. In the results obtained, in physical and social capabilities, improvement was verified in the addressed matters, altough not all had statistical meaning.eng
dc.identifier.tid202137597
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/6774
dc.language.isoporpor
dc.subjectAtividade Físicapor
dc.subjectDesigualdade Socialpor
dc.subjectProblemas Sociaispor
dc.subjectResponsabilidade Socialpor
dc.titleAplicação de um programa de atividade física como meio para desenvolver competências de cidadania em crianças desfavorecidas.por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ciências do Desportopor

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