Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Hábitos de Sono e Problemas de Comportamento em Idade Pré-Escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
8133_17506.pdf920.09 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Nas crianças em idade pré-escolar, o descanso e a reparação física provenientes do sono são cruciais para um desenvolvimento e crescimento saudável. Este estudo tem como objetivo analisar os hábitos e problemas de sono em crianças portuguesas em idade pré-escolar e a sua associação com problemas de comportamento. Participaram 103 pais de crianças (52.4% meninos) com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos (M = 4.04; DP = 0.89). Os pais preencheram as versões portuguesas do Children’s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ) e a escala de Problemas de Comportamento das Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition (PKBS-2). Os resultados revelam que as crianças dormiam em média 1oh24m diários e que as crianças de 3 anos dormiam significativamente mais quando comparadas com as de 4 anos. Verificou-se que 41.8% das crianças apresentavam um tempo de tela superior ao recomendado e que as que tinham televisão no quarto apresentavam um tempo de sono diário significativamente menor. As crianças com tempo de tela diário superior a 1 hora apresentaram mais Problemas de Comportamento Internalizados e Isolamento Social. As crianças que dormiam menos de 10 horas diárias apresentam maior Resistência em Ir para a Cama e menor Duração do Sono, para além de um maior número de Problemas de Comportamento Exteriorizados, Oposição/Explosivo, de Excesso de Atividade/Desatenção e de Total de Problemas de Comportamento. Verificou-se uma associação positiva e estatisticamente significativa entre os hábitos/problemas de sono e os problemas de comportamento, nomeadamente entre o Início do Sono e todas as subescalas das PKBS-2, exceto a subescala suplementar de Problemas de Comportamento de Oposição/Explosivo. Os resultados são discutidos atendendo a possíveis implicações na identificação precoce de problemas de comportamento relacionados com hábitos de sono desadequados.
In preschool children, rest and physical repair from sleep are crucial for a healthy development and growth. The aim of the present study is to explore sleep habits and sleep problems in a sample of Portuguese preschool children and to analyze their association with behavior problems. The study included 103 parents of children (52.4% boys), between 3 and 6 years old (M = 4.04; SD = 0.89). Parents completed the Portuguese versions of the Children’s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ) and the Problem Behavior scale from the Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition (PKBS-2). The results indicate that children slept, on average, 10h24m daily and that 3-year-old children slept significantly more when compared to 4-year-olds. About 41.8% of children had a longer screen time than recommended, and the ones with a television in the bedroom had a significantly shorter daily sleep time. Children with a screen time higher than 1 hour showed more Internalizing Behavior Problems and Social Withdrawal. Children who slept less than 10 hours a day have greater Bedtime Resistance and shorter Sleep Duration, in addition to a greater number of Externalizing Behavior Problems, Opposition/Explosive, Overactive/Attention Problems and Total Behavior Problems. There was a positive and statistically significant association between sleep habits/problems and behavior problems, namely between the Sleep Onset Delay and all the PKBS-2’s subscales, except with the Problem Behavior supplemental subscale of Opposition/Explosive. Results are discussed in view of possible implications in the early identification of behavioral problems related to inappropriate sleep habits.

Description

Keywords

Cshq Hábitos/Problemas de Sono Pkbs-2 Préescolar Problemas de Comportamento

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue