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Authors
Abstract(s)
Capítulo 1
O estágio pedagógico é um espaço de aprendizagem fundamental na formação e no desenvolvimento de um professor. É também um momento de cumplicidade e partilha pedagógica pois aprendemos novos saberes e partilhamos com os outros os nossos.
Este relatório é referente ao estágio pedagógico que desenvolvi na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na bela cidade da Covilhã, tendo como objetivos principais relatar e refletir sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do próprio estágio.
O nosso núcleo de estágio foi composto por três estagiários e orientado por dois orientadores científicos e um orientador cooperante cobrindo várias áreas de intervenção tais como a prática letiva, atividades de integração no meio, atividades de intervenção na comunidade educativa e atividades cientifico-pedagógicas. Considerando que a prática letiva é a área de intervenção mais importante de entre as abordadas foi nesta que mais se trabalhou ao longo de todo o ano. Tendo consciência de que a intervenção de um professor na escola é muito mais do que a prática letiva foram desenvolvidas outras atividades para que houvesse mais desenvolvimento de capacidades. Algumas das atividades como por exemplo o “Frisbee Day” ou a “Palmeiras Run & Colour Party” são exemplos de atividades desenvolvidas na integração do meio e de intervenção na comunidade educativa. Já o projeto “Abraço e Corpo em Movimento” permitiu a aquisição de competências em atividades cientifica-pedagógicas.
Todas estas atividades desenvolvidas e integradas no estágio pedagógico foram de estrema importância para mim que me proponho a ser um professor de educação física. Este estágio foi uma oportunidade de poder estar em contacto com aquilo que irei encontrar no futuro mercado de trabalho mas com a vantagem de ser orientado, o que potenciou uma aprendizagem mais coerente e consistente preparando-me para exercer em pleno as minhas funções enquanto professor. Capítulo 2
Este artigo tem como principal objetivo verificar se a aplicação de um programa combinado de atividade física induz a melhoria dos hábitos de vida e do desenvolvimento psicomotor de um adolescente com multideficiência. Este estudo de caso desenvolveu-se com um adolescente de 15 anos com multideficiência, com um défice cognitivo grave, deficiência motora, deficiência visual e epilepsia. Os instrumentos utilizados foram a classificação da função motora global com base no sistema de classificação da função motora global (SCFMG), uma avaliação psicomotora, criada com base na bateria de testes psicomotores (BPM) descrita por Vítor da Fonseca e um protocolo de recolha de dados tal como: Medida de Hábitos de Vida (MHAVI), baseado no modelo Disability Creation Process (DCP). Os resultados obtidos demonstraram que as atividades físicas (aquáticas e terrestres) são indicadas para a estimulação psicomotora de adolescentes com multideficiência. Em suma, os resultados apresentaram melhorias consideráveis nos aspetos psicomotores avaliados (coordenação, lateralidade, esquema corporal, respiração, e noção do corpo).
Chapter 1 The teaching practice is a key learning space in the formation and development of a teacher. It is also a moment of complicity and sharing educational because we learn new skills and share with others our own. This report refers to the teaching practice I developed in high school Quinta das Palmeiras, in the beautiful city of Covilhã, the main objective report and reflect on the activities carried out under the stage itself. Our training group was composed of three interns and supervised by two scientific advisors and a cooperating advisor covering several policy areas such as teaching practice, integration activities in the middle, intervention activities in the educational community and scientific-pedagogical activities. Considering that teaching practice is the most important area of intervention from the addressed was this that most worked throughout the year. Being aware that the intervention of a teacher at school is much more than teaching practice were developed other activities so there would be more development capabilities. Some of the activities such as the "Frisbee Day" or "Run & Colour Party Palmeiras" are examples of activities in the integration of the environment and intervention in the educational community. Already the project "Hug and Body in Motion" allowed to acquire skills in scientific and pedagogical activities. All these activities and integrated into the teaching practice were of extreme importance to me that I propose to be a physical education teacher. This stage was an opportunity to be in touch with what I will encounter in the future labor market but with the advantage of being oriented, which leveraged a more coherent and consistent learning preparing to exercise fully my duties as a teacher. Capítulo 2 Este artigo tem como principal objetivo verificar se a aplicação de um programa combinado de atividade física induz a melhoria dos hábitos de vida e do desenvolvimento psicomotor de um adolescente com multideficiência. Este estudo de caso desenvolveu-se com um adolescente de 15 anos com multideficiência, com um défice cognitivo grave, deficiência motora, deficiência visual e epilepsia. Os instrumentos utilizados foram a classificação da função motora global com base no sistema de classificação da função motora global (SCFMG), uma avaliação psicomotora, criada com base na bateria de testes psicomotores (BPM) descrita por Vítor da Fonseca e um protocolo de recolha de dados tal como: Medida de Hábitos de Vida (MHAVI), baseado no modelo Disability Creation Process (DCP). Os resultados obtidos demonstraram que as atividades físicas (aquáticas e terrestres) são indicadas para a estimulação psicomotora de adolescentes com multideficiência. Em suma, os resultados apresentaram melhorias consideráveis nos aspetos psicomotores avaliados (coordenação, lateralidade, esquema corporal, respiração, e noção do corpo).
Chapter 1 The teaching practice is a key learning space in the formation and development of a teacher. It is also a moment of complicity and sharing educational because we learn new skills and share with others our own. This report refers to the teaching practice I developed in high school Quinta das Palmeiras, in the beautiful city of Covilhã, the main objective report and reflect on the activities carried out under the stage itself. Our training group was composed of three interns and supervised by two scientific advisors and a cooperating advisor covering several policy areas such as teaching practice, integration activities in the middle, intervention activities in the educational community and scientific-pedagogical activities. Considering that teaching practice is the most important area of intervention from the addressed was this that most worked throughout the year. Being aware that the intervention of a teacher at school is much more than teaching practice were developed other activities so there would be more development capabilities. Some of the activities such as the "Frisbee Day" or "Run & Colour Party Palmeiras" are examples of activities in the integration of the environment and intervention in the educational community. Already the project "Hug and Body in Motion" allowed to acquire skills in scientific and pedagogical activities. All these activities and integrated into the teaching practice were of extreme importance to me that I propose to be a physical education teacher. This stage was an opportunity to be in touch with what I will encounter in the future labor market but with the advantage of being oriented, which leveraged a more coherent and consistent learning preparing to exercise fully my duties as a teacher. Capítulo 2 Este artigo tem como principal objetivo verificar se a aplicação de um programa combinado de atividade física induz a melhoria dos hábitos de vida e do desenvolvimento psicomotor de um adolescente com multideficiência. Este estudo de caso desenvolveu-se com um adolescente de 15 anos com multideficiência, com um défice cognitivo grave, deficiência motora, deficiência visual e epilepsia. Os instrumentos utilizados foram a classificação da função motora global com base no sistema de classificação da função motora global (SCFMG), uma avaliação psicomotora, criada com base na bateria de testes psicomotores (BPM) descrita por Vítor da Fonseca e um protocolo de recolha de dados tal como: Medida de Hábitos de Vida (MHAVI), baseado no modelo Disability Creation Process (DCP). Os resultados obtidos demonstraram que as atividades físicas (aquáticas e terrestres) são indicadas para a estimulação psicomotora de adolescentes com multideficiência. Em suma, os resultados apresentaram melhorias consideráveis nos aspetos psicomotores avaliados (coordenação, lateralidade, esquema corporal, respiração, e noção do corpo).
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Alunos Educação Física Ensino-Aprendizagem Estágio Pedagógico Meio Escolar Partilha Pedagógica
