Publication
Erros em esquemas de demonstração com números complexos
dc.contributor.author | Beites, P. D. | |
dc.contributor.author | Branco, Maria Luísa | |
dc.contributor.author | Costa, Cecília | |
dc.date.accessioned | 2022-12-05T09:59:26Z | |
dc.date.available | 2022-12-05T09:59:26Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | As produções escritas de estudantes podem ser objeto de análise com vista à investigação e ao ensino. Neste trabalho, um dos poucos sobre erros e números complexos, analisam- se as produções, elaboradas por estudantes do ensino superior, para uma tarefa de demonstração de um caso particular da identidade do paralelogramo. Num trabalho que pode dar pistas para a prática letiva de professores do ensino secundário e do ensino superior, procura-se classificar os esquemas de demonstração nessas produções, identificar os erros neles cometidos e relacionar estas duas vertentes de análise. A natureza da investigação é qualitativa, recorrendo à análise de conteúdo empregando, por um lado, critérios prévios de categorizações de esquemas de demonstração e, por outro, critérios novos de categorizações de erros. Constatou-se que os estudantes utilizaram, principalmente, esquemas de demonstração de convicção externa, incluídos numa subcategoria nova designada por não válidos no universo, e esquemas de demonstração dedutivos, incluídos num nível novo que se caracteriza por discernimento incipiente da compreensão da tarefa, do contexto matemático, de hipóteses e tese, e dos conhecimentos prévios a mobilizar. Os erros dominantes nas produções estão relacionados à compreensão dos conceitos de linearidade de uma função e de módulo de um número complexo, apresentando-se possíveis explicações para os mesmos. Apesar de não se identificar uma relação propriamente significativa entre os esquemas de demonstração produzidos pelos estudantes e os erros cometidos, obteve-se material para construção e discussão de questões conceituais no âmbito do tópico números complexos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/12435 | |
dc.language.iso | eng | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation | Research Centre Didatics and Technology in Education of Trainers | |
dc.relation | Center of Mathematics and Applications of University of Beira Interior | |
dc.relation | Center of Mathematics and Applications of University of Beira Interior | |
dc.relation.publisherversion | https://www.scielo.br/j/ep/a/3cKTyF8kCBq7S7wMQcH3PFB/?format=pdf&lang=pt | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação matemática | pt_PT |
dc.subject | Esquema de demonstração | pt_PT |
dc.subject | Erro | pt_PT |
dc.subject | Identidade do paralelogramo | pt_PT |
dc.subject | Número complexo | pt_PT |
dc.title | Erros em esquemas de demonstração com números complexos | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Research Centre Didatics and Technology in Education of Trainers | |
oaire.awardTitle | Center of Mathematics and Applications of University of Beira Interior | |
oaire.awardTitle | Center of Mathematics and Applications of University of Beira Interior | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F00194%2F2019/PT | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FMAT%2F00212%2F2019/PT | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00212%2F2020/PT | |
oaire.citation.endPage | e235587 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | e235587 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação e Pesquisa | pt_PT |
oaire.citation.volume | 48 | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Damas Beites | |
person.familyName | Branco | |
person.familyName | Rosas Pereira peixoto da Costa | |
person.givenName | Patrícia | |
person.givenName | Maria Luísa | |
person.givenName | Maria Cecília | |
person.identifier.ciencia-id | 591A-8D9A-73CE | |
person.identifier.ciencia-id | 7613-8CD9-4712 | |
person.identifier.ciencia-id | E116-E756-3152 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0266-7055 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8589-1310 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9962-562X | |
person.identifier.rid | K-5772-2017 | |
person.identifier.scopus-author-id | 37041170800 | |
person.identifier.scopus-author-id | 36647303400 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 9f86873f-5364-4413-a23d-ceab6f2372a3 | |
relation.isAuthorOfPublication | a838a809-774a-4937-bbbd-7e6a6c56907f | |
relation.isAuthorOfPublication | 5afec896-21ab-467f-9908-ee4146d33abe | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a838a809-774a-4937-bbbd-7e6a6c56907f | |
relation.isProjectOfPublication | 9f73fc85-a65e-4928-bd2f-5a2c5d5ba20f | |
relation.isProjectOfPublication | 0172bb95-0a5d-4253-a9a5-4456f99a1620 | |
relation.isProjectOfPublication | 8ba4cb1c-bd74-44b8-bc32-20b90c6c920d | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 9f73fc85-a65e-4928-bd2f-5a2c5d5ba20f |