Repository logo
 
Publication

Erros em esquemas de demonstração com números complexos

dc.contributor.authorBeites, P. D.
dc.contributor.authorBranco, Maria Luísa
dc.contributor.authorCosta, Cecília
dc.date.accessioned2022-12-05T09:59:26Z
dc.date.available2022-12-05T09:59:26Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractAs produções escritas de estudantes podem ser objeto de análise com vista à investigação e ao ensino. Neste trabalho, um dos poucos sobre erros e números complexos, analisam- se as produções, elaboradas por estudantes do ensino superior, para uma tarefa de demonstração de um caso particular da identidade do paralelogramo. Num trabalho que pode dar pistas para a prática letiva de professores do ensino secundário e do ensino superior, procura-se classificar os esquemas de demonstração nessas produções, identificar os erros neles cometidos e relacionar estas duas vertentes de análise. A natureza da investigação é qualitativa, recorrendo à análise de conteúdo empregando, por um lado, critérios prévios de categorizações de esquemas de demonstração e, por outro, critérios novos de categorizações de erros. Constatou-se que os estudantes utilizaram, principalmente, esquemas de demonstração de convicção externa, incluídos numa subcategoria nova designada por não válidos no universo, e esquemas de demonstração dedutivos, incluídos num nível novo que se caracteriza por discernimento incipiente da compreensão da tarefa, do contexto matemático, de hipóteses e tese, e dos conhecimentos prévios a mobilizar. Os erros dominantes nas produções estão relacionados à compreensão dos conceitos de linearidade de uma função e de módulo de um número complexo, apresentando-se possíveis explicações para os mesmos. Apesar de não se identificar uma relação propriamente significativa entre os esquemas de demonstração produzidos pelos estudantes e os erros cometidos, obteve-se material para construção e discussão de questões conceituais no âmbito do tópico números complexos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/12435
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationResearch Centre Didatics and Technology in Education of Trainers
dc.relationCenter of Mathematics and Applications of University of Beira Interior
dc.relationCenter of Mathematics and Applications of University of Beira Interior
dc.relation.publisherversionhttps://www.scielo.br/j/ep/a/3cKTyF8kCBq7S7wMQcH3PFB/?format=pdf&lang=ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação matemáticapt_PT
dc.subjectEsquema de demonstraçãopt_PT
dc.subjectErropt_PT
dc.subjectIdentidade do paralelogramopt_PT
dc.subjectNúmero complexopt_PT
dc.titleErros em esquemas de demonstração com números complexospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleResearch Centre Didatics and Technology in Education of Trainers
oaire.awardTitleCenter of Mathematics and Applications of University of Beira Interior
oaire.awardTitleCenter of Mathematics and Applications of University of Beira Interior
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F00194%2F2019/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FMAT%2F00212%2F2019/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00212%2F2020/PT
oaire.citation.endPagee235587pt_PT
oaire.citation.startPagee235587pt_PT
oaire.citation.titleEducação e Pesquisapt_PT
oaire.citation.volume48pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameDamas Beites
person.familyNameBranco
person.familyNameRosas Pereira peixoto da Costa
person.givenNamePatrícia
person.givenNameMaria Luísa
person.givenNameMaria Cecília
person.identifier.ciencia-id591A-8D9A-73CE
person.identifier.ciencia-id7613-8CD9-4712
person.identifier.ciencia-idE116-E756-3152
person.identifier.orcid0000-0003-0266-7055
person.identifier.orcid0000-0002-8589-1310
person.identifier.orcid0000-0002-9962-562X
person.identifier.ridK-5772-2017
person.identifier.scopus-author-id37041170800
person.identifier.scopus-author-id36647303400
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9f86873f-5364-4413-a23d-ceab6f2372a3
relation.isAuthorOfPublicationa838a809-774a-4937-bbbd-7e6a6c56907f
relation.isAuthorOfPublication5afec896-21ab-467f-9908-ee4146d33abe
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya838a809-774a-4937-bbbd-7e6a6c56907f
relation.isProjectOfPublication9f73fc85-a65e-4928-bd2f-5a2c5d5ba20f
relation.isProjectOfPublication0172bb95-0a5d-4253-a9a5-4456f99a1620
relation.isProjectOfPublication8ba4cb1c-bd74-44b8-bc32-20b90c6c920d
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery9f73fc85-a65e-4928-bd2f-5a2c5d5ba20f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
3cKTyF8kCBq7S7wMQcH3PFB.pdf
Size:
2.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: