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Análise de secções de betão armado com base no modelo de treliça com amolecimento

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpor
dc.contributor.advisorBernardo, Luís Filipe Almeida
dc.contributor.advisorHorowitz, Bernardo
dc.contributor.authorCerquido, Bernardo Miguel Dias
dc.date.accessioned2019-12-17T17:00:03Z
dc.date.available2019-12-17T17:00:03Z
dc.date.issued2017-6-6
dc.date.submitted2017-5-9
dc.description.abstractNeste trabalho é estudado o comportamento de vigas de betão armado solicitadas à torção combinada com flexão, com base no modelo de treliça com amolecimento. Para tal, é utilizado o modelo Combined Action Softened Truss Model (CA-STM) para prever o comportamento global de vigas ensaiadas à combinação de esforços especificada anteriormente e cujos resultados experimentais foram recolhidos na bibliografia consultada. Para isso, tendo em conta que o CA-STM é baseado no modelo Rotating-Angle Softened Truss Model (RA-STM), numa primeira fase é estudado o RA-STM, onde são introduzidas novas relações constitutivas dos materiais, baseadas em estudos mais recentes, com o intuito de melhorar a previsão do modelo e estender as suas previsões ao comportamento pós-pico de painéis ao corte. As alterações introduzidas são validadas com base nos resultados experimentais de 19 painéis de betão armado, ensaiados a um estado de tensão de corte puro e cujos resultados foram recolhidos na bibliografia. Posteriormente, as alterações introduzidas no RA-STM são incorporadas também no CA-STM, sendo validadas através da comparação das previsões deste modelo com os resultados experimentais de 72 vigas de betão armado, recolhidos na literatura, ensaiadas à torção pura e à torção combinada com flexão. Como procedimento de solução para ambos os modelos anteriormente referidos, em substituição dos procedimentos originais, onde a solução é obtida por tentativa e erro, é adotado um procedimento eficiente proposto recentemente e que se mostrou apropriado para os objetivos deste trabalho.por
dc.description.abstractThe behavior of reinforced concrete beams under torsion and bending is studied in this thesis, by using the softened truss model. For this, the Combined Action Softened Truss Model (CA-STM) is used to predict the global behavior of reinforced concrete beams under the referred internal forces combination, for which experimental data where found in the collected literature. Since CA-STM is based on the Rotating-Angle Softened Truss Model (RA-STM), the first step is to study the RA-STM implemented with new constitutive laws from recent studies. The objective is to improve the model’s previsions and also to extend it for the post-peak stage of reinforced concrete panels under shear. The proposed modifications to the model are validated with the experimental data of 19 reinforced concrete panels subjected to a pure shear loading, which were found in the literature. After this, the changes made in RA-STM are also incorporated in CA-STM and validated comparing the model’s prevision with experimental data of 72 reinforced concrete beams, reported in the literature, under pure torsion and also under torsion combined with bending. For both models, instead of using the original calculation procedures where the solution is obtained by a trial and error calculation, an efficient procedure recently proposed is used. This procedure has shown to be suitable for the objectives of this study.eng
dc.identifier.tid202340422
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/7896
dc.language.isoporpor
dc.subjectBetão Armadopor
dc.subjectCortepor
dc.subjectFlexãopor
dc.subjectModelo de Treliça Com Amolecimentopor
dc.subjectPainéispor
dc.subjectTorçãopor
dc.subjectVigaspor
dc.titleAnálise de secções de betão armado com base no modelo de treliça com amolecimentopor
dc.title.alternativeEstudo de vigas sujeitas à torção combinada com flexãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civilpor

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