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Authors
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Abstract(s)
Ao ler o artigo 9 da Lei de Bases do Sistema Educativo Português [LBSE],
referente aos objectivos gerais do ensino secundário, podemos afirmar que
estes orbitam em torno de dois vectores fundamentais. Em primeiro lugar, o ensino
secundário deve assegurar uma preparação técnica e tecnológica com vista à entrada dos
alunos no mundo do mercado de trabalho e, simultaneamente, não pode descuidar a
formação humanística, tendo como referência os valores sociais sob uma
perspectiva/reflexão crítica.
A sensibilidade pedagógica para esta necessidade deriva da consciencialização por
parte das sociedades de que uma educação centrada apenas no desenvolvimento técnico,
não dá resposta à complexidade cada vez maior dos seus desafios. O que acontece nas
sociedades contemporâneas é que apesar de termos ao nosso dispor um amplo
conhecimento das culturas, dos países, e do funcionamento do próprio homem, não
parecemos dar mostras de compreender o mundo, os outros ou nós mesmos. A prova
dessa incapacidade é o uso constante que o homem faz da violência.
Hoje, as sociedades contemporâneas são caracterizadas por serem planetárias,
transnacionais e transpessoais. Elas são constituídas por diferentes tipos de pessoas,
culturas e credos, o que implica uma visão capaz de distinguir, mas não de separar, a
individualidade dos diferentes tipos de contextos. Nesse sentido, o trabalho pedagógico
não pode ser entendido como uma actividade simples, uma vez que a sua complexidade
envolve condições internas e externas ao espaço circunscrito da sala de aula. [...]
Description
Keywords
Ensino da filosofia Ensino da filosofia - Transdiciplinaridade Afecto - Filosofia Sedução - Filosofia Persuasão - Filosofia
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Universidade da Beira Interior
