Repository logo
 
Publication

O ensino da filosofia e a prática transdisciplinar

dc.contributor.advisorNascimento, André Barata
dc.contributor.authorPinho, Pedro David Borronha de
dc.date.accessioned2013-07-26T15:05:17Z
dc.date.available2013-07-26T15:05:17Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractAo ler o artigo 9 da Lei de Bases do Sistema Educativo Português [LBSE], referente aos objectivos gerais do ensino secundário, podemos afirmar que estes orbitam em torno de dois vectores fundamentais. Em primeiro lugar, o ensino secundário deve assegurar uma preparação técnica e tecnológica com vista à entrada dos alunos no mundo do mercado de trabalho e, simultaneamente, não pode descuidar a formação humanística, tendo como referência os valores sociais sob uma perspectiva/reflexão crítica. A sensibilidade pedagógica para esta necessidade deriva da consciencialização por parte das sociedades de que uma educação centrada apenas no desenvolvimento técnico, não dá resposta à complexidade cada vez maior dos seus desafios. O que acontece nas sociedades contemporâneas é que apesar de termos ao nosso dispor um amplo conhecimento das culturas, dos países, e do funcionamento do próprio homem, não parecemos dar mostras de compreender o mundo, os outros ou nós mesmos. A prova dessa incapacidade é o uso constante que o homem faz da violência. Hoje, as sociedades contemporâneas são caracterizadas por serem planetárias, transnacionais e transpessoais. Elas são constituídas por diferentes tipos de pessoas, culturas e credos, o que implica uma visão capaz de distinguir, mas não de separar, a individualidade dos diferentes tipos de contextos. Nesse sentido, o trabalho pedagógico não pode ser entendido como uma actividade simples, uma vez que a sua complexidade envolve condições internas e externas ao espaço circunscrito da sala de aula. [...]
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/1283
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectEnsino da filosofiapor
dc.subjectEnsino da filosofia - Transdiciplinaridadepor
dc.subjectAfecto - Filosofiapor
dc.subjectSedução - Filosofiapor
dc.subjectPersuasão - Filosofiapor
dc.titleO ensino da filosofia e a prática transdisciplinarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 3 of 3
No Thumbnail Available
Name:
capa- Indice.pdf
Size:
29.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Capa
No Thumbnail Available
Name:
corpo do relatorio.pdf
Size:
146.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Tese
No Thumbnail Available
Name:
ANEXOs.pdf
Size:
157.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Anexos
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: