Publication
O ensino da filosofia e a prática transdisciplinar
| dc.contributor.advisor | Nascimento, André Barata | |
| dc.contributor.author | Pinho, Pedro David Borronha de | |
| dc.date.accessioned | 2013-07-26T15:05:17Z | |
| dc.date.available | 2013-07-26T15:05:17Z | |
| dc.date.issued | 2010 | |
| dc.description.abstract | Ao ler o artigo 9 da Lei de Bases do Sistema Educativo Português [LBSE], referente aos objectivos gerais do ensino secundário, podemos afirmar que estes orbitam em torno de dois vectores fundamentais. Em primeiro lugar, o ensino secundário deve assegurar uma preparação técnica e tecnológica com vista à entrada dos alunos no mundo do mercado de trabalho e, simultaneamente, não pode descuidar a formação humanística, tendo como referência os valores sociais sob uma perspectiva/reflexão crítica. A sensibilidade pedagógica para esta necessidade deriva da consciencialização por parte das sociedades de que uma educação centrada apenas no desenvolvimento técnico, não dá resposta à complexidade cada vez maior dos seus desafios. O que acontece nas sociedades contemporâneas é que apesar de termos ao nosso dispor um amplo conhecimento das culturas, dos países, e do funcionamento do próprio homem, não parecemos dar mostras de compreender o mundo, os outros ou nós mesmos. A prova dessa incapacidade é o uso constante que o homem faz da violência. Hoje, as sociedades contemporâneas são caracterizadas por serem planetárias, transnacionais e transpessoais. Elas são constituídas por diferentes tipos de pessoas, culturas e credos, o que implica uma visão capaz de distinguir, mas não de separar, a individualidade dos diferentes tipos de contextos. Nesse sentido, o trabalho pedagógico não pode ser entendido como uma actividade simples, uma vez que a sua complexidade envolve condições internas e externas ao espaço circunscrito da sala de aula. [...] | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/1283 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Universidade da Beira Interior | por |
| dc.subject | Ensino da filosofia | por |
| dc.subject | Ensino da filosofia - Transdiciplinaridade | por |
| dc.subject | Afecto - Filosofia | por |
| dc.subject | Sedução - Filosofia | por |
| dc.subject | Persuasão - Filosofia | por |
| dc.title | O ensino da filosofia e a prática transdisciplinar | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Covilhã | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
Files
Original bundle
1 - 3 of 3
No Thumbnail Available
- Name:
- capa- Indice.pdf
- Size:
- 29.14 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Capa
No Thumbnail Available
- Name:
- corpo do relatorio.pdf
- Size:
- 146.69 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Tese
No Thumbnail Available
- Name:
- ANEXOs.pdf
- Size:
- 157.98 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Anexos
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
