Repository logo
 
Publication

Web city marketing: análise aos websites das cidades médias portuguesas

dc.contributor.advisorRaposo, Mário Lino Barata
dc.contributor.advisorRodrigues, Ricardo José de Ascensão Gouveia
dc.contributor.authorLopes, Hugo Emanuel Nobre
dc.date.accessioned2015-02-26T16:52:22Z
dc.date.available2015-02-26T16:52:22Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012-10
dc.description.abstractAs cidades do século XXI caraterizam-se como entidades dinâmicas e estão a tornar-se altamente competitivas no intuito de atrair investimento, turismo e residentes. Com o objetivo de alcançar um posicionamento competitivo, as cidades, começam a utilizar os seus sites como ferramenta de marketing. A presente investigação incorpora um caráter inovador, na medida em que, procura aferir se os websites de quarenta cidades médias portuguesas, estão direcionados para os diferentes públicos das cidades, numa abordagem de city marketing. Através da análise de conteúdo, e tendo por base o modelo de análise desenvolvido, que incorpora oitenta indicadores, foi possível avaliar cinco dimensões: Conteúdo, Acessibilidade, Usabilidade, Interatividade e Serviços online. A conjugação de todas as dimensões analisadas possibilitou a elaboração de um ranking global, no qual, a cidade de Faro obteve a melhor pontuação. Os resultados evidenciam também que, fundamentalmente, as cidades direcionam o seu conteúdo para visitantes e residentes, e menos para empresas e investidores. De um modo global, constata-se que a maioria das cidades não está a aproveitar todo o potencial do seu site, principalmente, na oferta de serviços online e ferramentas Web 2.0, como as redes sociais. Para contrariar essa tendência, apresentam-se algumas sugestões que possibilitem o desenvolvimento de estratégias, que designamos, de Web city marketing.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3106
dc.language.isoporpor
dc.subjectMarketing de cidades - Portugalpor
dc.subjectWebsites - Cidadespor
dc.titleWeb city marketing: análise aos websites das cidades médias portuguesaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineMarketingpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketingpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação_City Marketing.pdf
Size:
1.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: