Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
335.49 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Na sua poesia e poemas em prosa, o escritor português Eugénio de Andrade mostra ter sido permeável à influência de inúmeros autores nacionais e estrangeiros, pertencentes a diversos períodos literários, com particular destaque para William Shakespeare, William Blake, Percy Shelley, John Keats, Herman Melville, Walt Whitman, William Butler Yeats, Wallace Stevens, T. S. Eliot e Dylan Thomas. No presente artigo, ocupo-me apenas da influência do poeta romântico inglês John Keats, que marcou a vertente mais lírica de Eugénio. Na primeira fase deste texto, menciono as referências intextextuais explícitas e implícitas de Eugénio à obra de Keats, reveladoras da estima literária que o poeta português nutre pelo inglês; em seguida, esclareço a aceção em que Keats e Eugénio usam o termo “melancolia”, uma forma de sensibilidade artística que possibilita o auto e hetero-conhecimento, indispensáveis à criação literária; na secção seguinte, demonstro que tanto na obra de Keats como no trabalho de Eugénio, a melancolia surge associada a três realidades da vida e do mundo (o Outono, a efemeridade e a velhice), que cito, analiso e comparo. Invocando a obra literária de ambos os autores e diversos estudos, pretendo demonstrar como a melancolia keatsiana é apropriada, com originalidade, pelo escritor português.
Description
Keywords
Eugénio de Andrade John Keats Melancolia Intertextualidade Literaturas Comparadas
Pedagogical Context
Citation
Mancelos, João de. “O eco de uma canção distante: A voz de John Keats na lírica de Eugénio de Andrade”. (Ex)Changing Voices, Expanding Boundaries. Coord. Carla Ferreira de Castro, e Luís Guerra. Évora: Universidade de Évora, 2009. 69-83. ISBN: 978-972-778-102-7.