Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Reminiscência individual e reminiscência conjunta de pais de crianças em idade pré-escolar e escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação_Ana Santos.pdf567.27 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A reminiscência individual é um processo realizado socialmente ou de um modo privado, comum a todos os seres humanos e presente em todas as fases de desenvolvimento, que implica a recuperação de memórias acerca de acontecimentos passados. Dentro do contexto social em que este processo se desenvolve, surge a reminiscência conjunta, entre cuidadorcriança, considerado um modo de interação privilegiado entre pais e filhos, e que se centra nas conversas acerca do passado que o cuidador e a criança têm. Sendo o principal objetivo deste estudo avaliar e analisar se as funções com que o sujeito utiliza a reminiscência individual se relacionam com as funções com que este usa a reminiscência conjunta, procedeu-se à adaptação para a população portuguesa da Reminiscence Funtion Scale (Webster, 1993). Para tal, aplicou-se a uma amostra de 329 cuidadores de crianças em idade pré-escolar e escolar com uma média de idades de 38 anos (DP = 5.42): um questionário sociodemográfico, a Escala de Funções da Reminiscência e a Escala de Funções da Reminiscência Conjunta. Os resultados obtidos permitem estabelecer uma relação entre as funções da reminiscência individual e da reminiscência conjunta, acrescentando evidências empíricas da existência de diferenças estatisticamente significativas entre as funções da reminiscência individual e as variáveis, habilitações literárias e faixa etária e entre as funções da reminiscência conjunta e as variáveis género, habilitações literárias do cuidador e idade da criança.
Individual reminiscence is a process common to all human beings, carried out socially or in a private way, and present at each stage of human development, which implies the recovery of memories about past events. Within the social context that this process occurs, arises joint reminiscence (caregiver-child), a privileged considered way of interaction between parents and children, which focuses the conversations about the past that both the caregiver and the child have. Assess and analyse if the functions which a subject uses the individual reminiscence would be related with the functions that one uses the joint reminiscence was the main purpose of this paper. It was proceeded the adaptation of the Reminiscence Function Scale (Webster, 1993) to the Portuguese population. To accomplish this objective, it was administered a sociodemographic questionnaire, the Reminiscence Functions Scale and the Caregiver-child Reminiscence Scale, to a sample of 239 caregivers of children in pre-school and school education, with a mean of ages of 38 years old (SD= 5.42). Given the obtained results, it is possible to establish a relationship between individual reminiscence functions and join reminiscence functions, adding empirical evidences of statistical significant differences, between individual reminiscence functions and the variables educational qualifications and age group; and between joint reminiscence functions and the variables gender, educational qualifications of the caregiver and age of the children.

Description

Keywords

Reminiscência individual Memória autobiográfica

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue