Repository logo
 
Publication

O ensino da Filosofia no ensino à distância através da ferramenta Google Classroom

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopor
dc.contributor.advisorAmaral, José António Campelo de Sousa
dc.contributor.advisorDomingues, José António Duarte
dc.contributor.authorGomes, Ezequiel Nunes
dc.date.accessioned2023-02-22T14:11:00Z
dc.date.available2023-02-22T14:11:00Z
dc.date.issued2022-03-09
dc.date.submitted2022-02-07
dc.description.abstractNeste relatório consta o trabalho final do estágio pedagógico realizado no âmbito do mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário e tem por fundamento a investigação feita sobre o ensino da Filosofia através do ensino à distância em modo atípico provocado pela pandemia Covid-19, usufruindo da ferramenta Google Classroom para fomentar a possibilidade real do processo de ensino e de aprendizagem na singularidade do ensino à distância. Primeiramente, será abordado o panorama dos pressupostos didáticos inerentes ao ensino à distância e, seguidamente, a vantagem na diversificação de procedimentos estratégicos e de meios, relevando o texto filosófico como instrumento dialógico para encontro com a Filosofia. É, também, elaborada uma resenha acerca da relação entre as Tecnologias de Informação e Comunicação e o ensino à distância. Investigamos, também, a aliança entre o ensino à distância e as Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino da Filosofia, munindo-nos da plataforma Google Classroom, enquanto ferramenta protocolada para a continuidade do ensino e das aprendizagens à distância. O segundo capítulo incide sobre o aspeto prático, expondo-se as estratégias e os recursos experimentados na prática letiva realizada no estágio. Na conclusão recuperam-se os objetivos propostos e o corolário das aulas lecionadas no contexto do estágio pedagógico.por
dc.description.abstractThis report contains the final work of the pedagogical internship carried out within the scope of the Master's in Philosophy Teaching in Secondary Education and is based on the investigation carried out on the teaching of Philosophy through distance learning in an atypical manner caused by the Covid-19 pandemic, taking advantage of the Google Classroom tool to promote the real possibility of the teaching and learning process in the uniqueness of distance learning. First, the panorama of didactic assumptions inherent to distance learning will be addressed, and then, the advantage in the diversification of strategic procedures and means, highlighting the philosophical text as a dialogical instrument for the meeting with Philosophy. A review of the relationship between Information and Communication Technologies and distance learning is also contemplated. We also investigate the alliance between distance learning and Information and Communication Technologies in the teaching of Philosophy, using the Google Classroom platform, as a protocol tool for the continuity of teaching and learning in the distance teaching. The second chapter focuses on the practical aspect, exposing the strategies and resources experienced in the teaching practice conducted in the internship. At the conclusion, the proposed objectives and the corollary of the classes taught in the context of the pedagogical internship are recovered.eng
dc.identifier.tid203226429
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/13208
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectEnsino à Distânciapor
dc.subjectEnsino da Filosofiapor
dc.subjectGoogle Classroompor
dc.subjectLiberdade e Determinismopor
dc.subjectRelatório de Estágiopor
dc.titleO ensino da Filosofia no ensino à distância através da ferramenta Google Classroompor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino de Filosofia no Ensino Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
8854_19136.pdf
Size:
1.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format