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Advisor(s)
Abstract(s)
Estudo 1 - Validação Preliminar do Goal Content Exercice Questionnaraire
(GCEQ) no Contexto das Atividades Aquática
Compreender os motivos que levam as pessoas a optar por uma determinada atividade
desportiva, além de contribuir para a gestão e propedêutica de quem ensina, a análise dos
Conteúdos dos Objetivos podem ser úteis para a compreensão de comportamentos adaptativos
resultantes do exercício (Sebire, S., Standage, M. & Vansteenkiste, M., 2009). À luz da SDT
(Self-Determination Theory)(SDT: Deci & Ryan, 1985), os objetivos podem ser classificados
de acordo com o seu conteúdo (intrínsecos vs. extrínsecos) e regulação (autónomo vs.
controlado), sendo os objetivos intrínsecos os que mais se aproximam da satisfação das
necessidades básicas (autonomia, competência e o relacionamento interpessoal) enquanto os
objetivos extrínsecos reportam para as recompensas e comportamento controlado. Assim, o
principal objetivo do presente estudo é validar preliminarmente a versão Portuguesa do Goal
Content Exercice Questionnaire (Sebire, Standage e Vansteenkiste, 2008). O nosso estudo
contou com a participação de 241 adultos praticantes de atividades aquáticas (N=241) de
ambos os géneros (179 femininos e 62 masculinos), com uma média de idades de
55.67±14.27 anos (entre os 21 e 87 anos). Os dados alcançados com recurso à Análise
Fatorial Exploratória, identificam os 5 fatores que estão na base da fundamentação teórica do
Conteúdo dos Objetivos: RS (Reconhecimento Social); DC (Desenvolvimento
Competências); AS (Afiliação Social); I (Imagem) e S (Saúde). Os resultados alcançados,
indicam que o GCEQ possui qualidades psicométricas iniciais bastante aceitáveis, pelo que
poderá ser utilizado com elevado grau de validade e fiabilidade na avaliação do conteúdo dos
objetivos para a prática de atividades aquáticas. No entanto, dada a inexistência de peso
fatorial relevante do item 6 com o respetivo fator, bem como, o facto do item 12 surgir com
pesos fatoriais distribuídos por 2 fatores, propomos a sua eliminação e aconselhamos a sua
revisão semântico-lexical em estudos futuros. Estudo 2 - Motivação para a Prática de Atividades Aquáticas. A Perspetiva da
Teoria da Autodeterminação
De acordo com a Teoria da Autodeterminação (Self-Determination Theory) (SDT:
Deci & Ryan, 1985), a regulação comportamental pode assumir diversas formas que são
refletidas ao longo de um continuum motivacional. Este continuum é visto como um processo
de interiorização do comportamento, que pode assumir formas menos ou mais
autodeterminadas. Por essa razão, a maneira como as pessoas regulam a sua motivação é
muito importante no contexto do exercício, pois apesar da maioria das pessoas aderirem ao
exercício por razões extrínsecas (e.g., para perder ou ganhar peso, para manterem ou
melhorarem a saúde), é pouco provável que sejam persistentes e continuem com o
comportamento se não gostarem de fazer exercício ou se não retirarem alguma satisfação
inerente à prática (i.e., razões intrínsecas), pois são estes fatores que promovem a manutenção
na atividade física ao longo do tempo. Assim, o presente estudo teve como principal objetivo,
analisar as relações entre o conteúdo dos objetivos para a prática de exercício físico e os
diversos tipos de regulação da motivação. Para tal, contámos com a participação de 241
adultos praticantes de atividades aquáticas (N=241) de ambos os géneros (179 femininos e 62
masculinos), com uma média de idades de 55.67±14.27 anos (entre os 21 e 87 anos). Os
resultados alcançados revelam a existência de uma correlação positiva significativa entre os
conteúdos intrínsecos (Saúde e Desenvolvimento de Competências) e o tipo de regulação
autónoma (identificada, integrada e intrínseca). Por outro lado, também se verificou uma
correlação positiva significativa entre os conteúdos extrínsecos (Reconhecimento Social) e a
regulação controlada (externa e introjetada).
Description
Keywords
Exercício físico - Teoria da autodeterminação Actividade aquática - Motivação Actividade aquática - Regulação do comportamento Actividade aquática - Conteúdo dos objectivos