Repository logo
 
Publication

Envolvimento da família no contexto escolar: Um estudo de caso numa escola pública em Angola

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBranco, Maria Luísa Frazão Rodrigues
dc.contributor.authorDiambo, Fortunato Pedro Talani
dc.date.accessioned2020-06-05T16:10:19Z
dc.date.available2020-06-05T16:10:19Z
dc.date.issued2019-12
dc.description.abstractA necessidade de uma relação saudável família-escola é valorizada na literatura científica sobre esta temática. No caso das escolas públicas, em Angola, tem sido tema de destaque em alguns discursos do Executivo, nomeadamente do Ministério de Educação, como fator preponderante para o desenvolvimento harmonioso do processo educativo e consequente sucesso escolar. Porém, a sua não efetivação prática tem vindo a ser caracterizada, muitas vezes, por atribuição de culpa mútua entre professores e encarregados de educação. De um lado, os professores culpam os pais de falta de interesse e instrução suficientes sobre como participar das atividades da vida escolar dos filhos, por outro lado, os pais culpam a escola de não estar preparada para a inserção da família em atividades do âmbito educativo no contexto escolar. Este estudo tem como propósito identificar as formas de envolvimento da família e como se concretizam no contexto de uma escola pública em Angola. Para o seu alcance, foi desenvolvido um estudo de caso, assente no paradigma fenomenológico-interpretativo ou ideográfico, recorrendo ao uso de entrevista semiestruturada, com a participação de 20 informantes, de entre eles, 10 professores e 10 pais encarregados de educação. Dos professores, destacam-se as participações do Diretor Geral da escola, do Diretor Pedagógico e de 3 coordenadores de turma. Da parte dos pais e encarregados de educação, tivemos em atenção o género e o estatuto social da família, na medida em que participaram da investigação, 5 informantes para cada género, 5 encarregados de educação residentes em zona suburbana, onde a condição social não é das melhores, zona privilegiada para a maioria das famílias cujo estatuto social é baixo, e os outros 5 de estatuto social médio. Os participantes apontam, como razões principais, para o pouco envolvimento dos pais na escola, as seguintes: falta de tempo dos pais, aliada a ocupação laboral; falta de ações concretas e feedback positivo por parte da escola, pois esta só convoca os pais em caso de indisciplina dos alunos; relação família-escola resumida à participação em reuniões de pais e encarregados de educação. Por outro lado, o estatuto socioeconómico da família é apontado pelos professores como fundamental para o seu envolvimento na escola, porém, estes afirmam que os pais de maior estatuto socioeconómico, pelo menos naquela escola, são os que menos se envolvem nas ações escolares, apresentando, os seus filhos, pior aproveitamento escolar. Outrossim, ajudar os filhos nos trabalhos escolares em casa, constitui a forma principal de envolvimento da família nas ações escolares do educando.pt_PT
dc.description.abstractThe need for a healthy family-school relationship is valued in the scientific literature on this subject. In the case of public schools in Angola, it has been a prominent theme in some speeches of the Executive, namely the Ministry of Education, as a preponderant factor for the harmonious development of the educational process and consequent school success. However, their non-practical implementation has often been characterized by attribution of mutual guilt between teachers and caregivers. On the one hand, teachers blame parents for lack of interest and sufficient instruction on how to participate in the activities of their children's school life; on the other hand, parents blame the school for not being prepared for the family's involvement in educational activities in the school context. This study aims to identify the forms of family involvement and how they are materialized in the context of a public school in Angola. A case study based on the phenomenological-interpretative or ideographic paradigm was developed, using a semi-structured interview, with the participation of 20 informants, among them 10 teachers and 10 parents in charge of education. Among the teachers, the participation of the General Director of the school, the Pedagogical Director and three class coordinators stand out. From the parents and the persons in charge of education, we took into account the gender and social status of the family 5 informants for each gender, 5 parents in suburban areas, where the social condition is not the best, privileged zone for the majority of the families whose social status is low, and the other 5 of average social status. The main reasons for the lack of involvement of parents in school are: lack of time for parents, allied to work; lack of concrete actions and positive feedback on the part of the school, since parents are mainly summoned in case of students' indiscipline; family-school relationship summarized to participation in parent-teacher conferences. On the other hand, the socioeconomic status of the family is pointed out by the teachers as fundamental for their involvement in school; however, they affirm that the parents with the highest socioeconomic status, at least in that school, are those who are least involved in school actions, presenting their children worse school achievement. In addition, helping children in school work at home is the main form of involvement of the family in the students' school actions.pt_PT
dc.identifier.tid101563353pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/10303
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSociologia da Educação - Relações escola-familia - Luanda (Angola)pt_PT
dc.subjectSociologia da Educação - Relações pais-professores - Luanda (Angola)pt_PT
dc.subjectEnsino público - Relações escola-familia - Luanda (Angola)pt_PT
dc.subjectEnsino público - Relações pais-professores - Luanda (Angola)pt_PT
dc.titleEnvolvimento da família no contexto escolar: Um estudo de caso numa escola pública em Angolapt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameTalani Diambo
person.givenNameFortunato
person.identifier.orcid0000-0002-2138-3018
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication1cfb6d10-30ba-4f30-8dfa-38f625f6bab3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1cfb6d10-30ba-4f30-8dfa-38f625f6bab3
thesis.degree.nameDoutoramento em Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese-Fortunato_Finalíssimo ok.pdf
Size:
2.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format