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Authors
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Abstract(s)
O principal objectivo deste estudo foi investigar as relações entre os níveis de saúde
mental dos estudantes de medicina da Universidade da Beira Interior, nas suas
vertentes positivas e negativas (bem-estar e distress psicológico respectivamente) e
factores sócio-demográficos, anos de curso, consumo de substâncias psicoactivas e
acompanhamento psicológico por profissional de saúde.
Este estudo transversal consistiu na aplicação online de um questionário anónimo,
construído para o efeito, que esteve disponível entre Fevereiro e Março de 2009,
constituído por quatro secções: a) Dados sócio-demográficos b) Inventário de Saúde
Mental de Ribeiro (MHI) c) Consumo de substâncias psicoactivas no último mês e d)
Apoio psicológico. Os resultados foram analisados no programa estatístico SPSS
versão 17 para Windows e consideraram-se os resultados significativos para p <0,05.
No total, 272 (49,3%) estudantes responderam ao inquérito, 215 do sexo feminino. O
ciclo básico de formação apresentou níveis significativamente inferiores na escala de
bem-estar psicológico. O sexo feminino, o 3º ano de formação e o consumo de
tranquilizantes/sedativos no último mês revelaram uma influência negativa,
estatisticamente significativa, em ambas as vertentes de saúde mental avaliadas.
Não houve relação estatística entre os níveis de saúde mental e o consumo de outras
substâncias psicoactivas.
Constatou-se que, dos estudantes com níveis de saúde mental abaixo da média, 8,6%
é seguido por profissionais de saúde e 10% realiza terapêutica farmacológica a longo
prazo para sintomas relacionados com a saúde mental. Cerca de 10% dos estudantes já realizou terapêutica farmacológica sem prescrição
médica para sintomas relacionados com a saúde mental e estes apresentam níveis
significativamente inferiores de saúde mental. A ideação suicida no último mês foi
reportada por 10% dos estudantes.
Este estudo aponta para a necessidade de se compreender as causas e as
consequências dos piores níveis de saúde mental no ciclo básico de formação,
predominantemente no 1º e 3º ano, assim como nos estudantes do sexo feminino.
É necessário promover estratégias que promovam o bem-estar psicológico durante a
formação médica, ensinem os estudantes a entender e a lidar com sintomas de
distress e ajudá-los a reconhecer quando necessitam de ajuda, disponibilizando-a.
Description
Keywords
Saúde mental Saúde mental - Estudantes de medicina Saúde mental - Substâncias psicoactivas Saúde mental - Apoio psicológico
Citation
Publisher
Universidade da Beira Interior