Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
15.01 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Vivemos, actualmente, uma fase de mudanças no sistema educativo,
assentes numa reforma curricular centrada no ensino/aprendizagem por
competências e na gestão flexível do currículo.
Neste âmbito, a disciplina de Português, pelo seu carácter transversal,
assume particular relevo no desenvolvimento das competências da
compreensão da leitura e da produção escrita, contribuindo assim para o
sucesso escolar e inserção socioprofissional dos alunos.
A centralização deste estudo na escrita deve-se ao facto de ela ser essencial para o uso das várias funcionalidades da língua. No que respeita ao ensino-aprendizagem da escrita é necessário que os nossos alunos adquiram uma consciência linguística, que se deseja metalinguística.
Contudo, para que se consigam resultados mais relevantes tem de haver uma mudança real de práticas e dar-se lugar ao ensino individualizado, diferenciado e reflexivo, pois, perante uma escola de grande heterogeneidade
cultural e social, o sucesso educativo está dependente de professores que saibam adaptar o ensino à nova realidade da sala de aula, assim como reflectir e desenvolver essa capacidade nos seus alunos.
Description
Keywords
Escrita Erro ortográfico
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Universidade da Beira Interior