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Gestão estratégica e gestão do conhecimento na transferência do conhecimento, nas instituições de Ensino Superior Público Militar

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A estratégia entende-se como a criação de uma posição única e valiosa, envolvendo um conjunto de diferentes actividades, sendo a gestão estratégica descrita como um processo de decisões e acções de gestão que guiam a organização no relacionamento com o seu meio envolvente que, fundamentalmente, afectam o seu desempenho. Assim, para se elaborarem estratégias é essencial focar tanto a realização da análise estratégica, que consiste num processo contínuo e sistemático, através do qual se procede ao acompanhamento, análise e monitorização do meio ambiente interno e externo da organização, como os valores de quem gere formalmente a organização e as responsabilidades sociais. Neste sentido, a gestão do conhecimento é entendida como um processo colectivo, de natureza interactiva, que pressupõe uma partilha de informação e atitudes nas várias fases do desenvolvimento do conhecimento, sendo considerada a parte fundamental da estratégia para usar conhecimento na criação de vantagens competitivas sustentáveis. Deste modo, uma das actividades da gestão do conhecimento, mais concretamente a transferência do conhecimento e a sua eficácia nas IESPM, assume um papel fulcral, na medida em que permite a difusão do conhecimento, do docente para os discentes, sendo a estratégia, ou melhor, a gestão estratégica que a IESPM segue, passível de a influenciar. O objectivo principal desta investigação consiste em identificar se a eficácia na transferência do conhecimento nas IESPM é influenciada pela gestão estratégica e pela gestão do conhecimento. Para a sua concretização, aprofundaram-se os conceitos de gestão estratégica e de gestão do conhecimento, de forma a suportar teoricamente o trabalho, procurando, igualmente, reconhecer a importância destas áreas de investigação para a actividade da transferência do conhecimento. Para alicerçar o estudo, foi efectuada uma recolha de dados, por meio de um inquérito por questionário, junto dos docentes que leccionam nas IESPM, tendo sido recolhidas 231 respostas, que foram tratadas em termos estatísticos. Os resultados obtidos por meio de análise factorial foram reveladores de que as opções adoptadas pelas IESPM, em termos de gestão do conhecimento, para a eficácia da transferência do conhecimento, são influenciadas por quatro factores: (i) factores pessoais e emocionais na gestão do conhecimento; (ii) factores de empenho organizacional na gestão do conhecimento; (iii) factores de descrença e ausência de quadros de referência na gestão do conhecimento e (iv) factores profissionais na gestão do conhecimento. No que concerne às opções, adoptadas pelas IESPM, em termos de gestão estratégica, para a eficácia da transferência do conhecimento, é influenciada por três factores: (i) competitividade; (ii) envolvente e (iii) cooperação. Por fim, os resultados obtidos por meio de análise de regressão logística são reveladores de que a probabilidade de existir uma transferência mais eficaz de conhecimento entre docentes e discentes nas instituições de IESPM aumenta com a potencialização do empenho organizacional e a contratação de docentes do género feminino; da mesma forma, a probabilidade de existir uma transferência mais eficaz de conhecimento entre docentes e discentes nas instituições de IESPM aumenta com uma visão estratégica que potencie o aparecimento de novas ofertas formativas e a contratação de docentes do género feminino e diminui com uma maior importância atribuída aos parceiros tecnológicos e de conhecimento. As conclusões da tese revelam a importância que a gestão estratégica e que a gestão do conhecimento possuem para a eficácia da transferência do conhecimento nas IESPM.

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Instituições de ensino superior público militar Gestão do conhecimento

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