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Abstract(s)
O estudo do efeito da idade relativa dos jovens desportistas no contexto de diferentes
actividades desportivas federadas e/ou escolares, tem suscitado algum interesse por parte de
alguns investigadores a nível mundial. De acordo com a nossa pesquisa verificamos que a
maioria dos estudos nesta área são realizados em modalidades desportivas colectivas (hóquei,
natação e futebol, em particular), num contexto competitivo elevado, e sobretudo no género
masculino. O presente estudo procura ser inovador e também dar algumas respostas numa
área específica, que é o estudo do efeito da idade relativa na aptidão motora em contexto
escolar. Conhecer a influência da idade relativa no contexto educativo e paralelamente no
domínio motor parece-nos deveras pertinente. De facto, julgamos que a idade relativa poderá
estar associada muitas vezes à desmotivação na disciplina de educação física, aos resultados
obtidos e à forma como encaram a participação nas actividades desportivas escolares. Os
principais objectivos que procurámos atingir com a realização deste estudo foram: analisar o
efeito da idade relativa na aptidão física em contexto escolar de crianças de ambos os
géneros do 5º ao 12º ano de escolaridade. Adicionalmente, pretendemos ainda conhecer o
efeito do género, do nível da actividade física e do trimestre de nascimento na aptidão física
da totalidade da amostra e quando separada por género.
A amostra recolhida foi constituída por um total de 227 alunos, 109 do género
masculino e 118 do género feminino que frequentam o Agrupamento de Escolas António Sena
Faria de Vasconcelos (5º ao 8º ano) e a Escola Secundária de Amato Lusitano (9º ao 12º ano)
no ano lectivo 2012/2013. Para se proceder à recolha dos dados necessários para a realização
deste estudo, aplicou-se a bateria de testes Fitnessgram (teste do vai vem, teste da milha,
teste dos abdominais, teste de extensão de braços e teste senta e alcança) a todos os alunos
da amostra e um questionário para avaliar o nível de actividade física. As diferenças entre os
intervalos de nascimento observados foram determinadas pela aplicação do teste do Qui-
Quadrado para os alunos e dados dos testes físicos. Foi realizado o teste de significância
simples (ANOVA “one way”) para testar as diferenças verificadas entre o resultado dos testes
físicos de cada aluno, por trimestre de nascimento e género. O teste ANOVA “two-way” foi
ainda aplicado com vista a conhecer o efeito dos factores género, trimestre e nível de
actividade na variabilidade do desempenho em cada teste físico. Foi considerado significativo
um valor p<0.05.
Os resultados indicam, relativamente ao primeiro objectivo, a inexistência de efeito
da idade relativa na amostra analisada neste estudo (para cada género e totalidade da
amostra). Ao analisarmos o efeito da idade relativa na aptidão física, em nenhum dos testes
de aptidão física, foram encontradas diferenças significativas de desempenho em função do
trimestre de nascimento (quando a amostra foi analisada na sua totalidade ou quando
separada por género). Excluem-se, relativamente a este ponto, três resultados significativos:
no teste de flexibilidade para a totalidade da amostra nascida em 1995 e quando particularizada ao género masculino do ano 1995; teste de extensão de braços para o género
feminino do ano de 1996.
No que diz respeito à interacção entre o género, o nível de actividade física e o
trimestre de nascimento na aptidão física na totalidade da amostra e quando separada por
género, os resultados são significativos apenas para determinados anos de nascimento, sem
qualquer padrão que demonstre um efeito substancial sobretudo nos alunos mais jovens.
Destaca-se o efeito dos três factores e sua interação no teste da milha para os alunos nascidos
em 1998.
Este estudo permite-nos concluir que não parece existir um efeito da idade relativa
na aptidão física em contexto escolar (ambos os géneros e totalidade da amostra).
Verificamos ainda que o efeito isolado dos factores género, classificação do nível de
actividade física e trimestre de nascimento (assim como as interações entre estes factores), é
pouco relevante para o desempenho nos testes de aptidão física por trimestre de nascimento.
Description
Keywords
Desporto escolar Desporto escolar - Aptidão física Desporto escolar - Aptidão física - Contexto escolar Desporto escolar - Aptidão física - Idade Desporto escolar - Aptidão física - Avaliação