Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de estágio pedagógico: Agrupamento de Escolas do Fundão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RELATÓRIO ESTÁGIO MANUEL HENRIQUES.pdfDocumento principal6.81 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Capítulo 1 (Estágio Pedagógico) Elaborado no âmbito do estágio profissional do Mestrado em Ensino de educação Física dos Ensinos Básicos e Secundário, o presente relatório pretende dar a conhecer os aspetos inerentes à prática desenvolvida no ano letivo de 2012/2013 no Agrupamento de Escolas do Fundão, tendo como orientador de estágio o Professor António Belo e como orientador da Universidade da Beira Interior o Professor Doutor Júlio Martins. Este relatório contempla uma descrição das atividades realizadas no estágio pedagógico, onde se evidenciam os aspetos importantes da lecionação, desporto escolar, acompanhamento da direção de turma e ainda organização de atividades não letivas, e tem com objetivo correlacionar as estratégias e experiências que foram fundamentais no processo ensino- -aprendizagem. Em suma, através deste relatório pretendo realizar um balanço e reflexão pessoal no que diz respeito às experiências vividas, aprendizagens e conhecimentos que adquiri. De salientar ainda que o estagio pedagógico visa a assimilação de competências profissionais de modo a tornar-me num digno professor de Educação Física. Palavras-chave: Educação Física; Planeamento; Professor; Processo Ensino-Aprendizagem. Capítulo 2 (Atividade Física e Ocupação dos Tempos Livres) Conhecer a ocupação do tempo livre dos jovens é de extrema importância a fim de perceber as suas atividades de lazer e qual a preponderância que o desporto ocupa nas mesmas. O objetivo do presente estudo é identificar os hábitos desportivos dos jovens em diferentes idades, género e ciclos de escolaridade. Foi selecionada uma amostra de 379 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas dos 10 aos 18 anos, a frequentar entre o 5º e o 12º ano do Agrupamento de Escolas do Fundão. O instrumento utilizado foi o questionário do programa COMPASS adaptado que pretendeu avaliar os hábitos desportivos e de lazer dos alunos. Para o presente estudo utilizamos a estatística descritiva, o teste-t para a análise de variáveis dicotómicas, o “p” de Person na correlação de variáveis e o teste Anova para mais do que 2 categorias. Da análise efetuada destacamos a diminuição dos índices de prática desportiva com o aumento da idade/ciclo de escolaridade e os níveis de prática mais baixos no género feminino. A atividade física não ocupa um papel primordial na ocupação dos tempos livres dos jovens. As conclusões obtidas salientam a necessidade da adoção de programas de promoção de atividade física desde a infância, possibilitando a predisposição para a prática de desporto na idade adulta.
Chapter 1 (Pedagogic Internship) Corresponding to Pedagogic Internship of Masters Degree in Teaching Physical Education in Basic and High School, this report pretends to present the inherent aspects of practice developed in 2012/2013 academic year in the Agrupamento de Escolas do Fundão, having as internship advisor the professor António Belo and as Universidade da Beira Interior advisor the professor Júlio Martins. This report includes a description of pedagogic internship activities, clarifying important aspects of teaching, school sports, direction of class accompaniment and also extracurricular activities organization, and aims to correlate the strategies and experiences that were fundamental in teaching-learning process. Through this report I intend to do a personal reflection in respect to living experiences, learning and knowledge acquired. Also it is important to evidence that the Pedagogic Internship aims the assimilation of professional skills in order to become a better Physical Education teacher. Chapter 2 (Physical Activity and Free Time Occupation) Knowing the free time occupation of young people is very important in order to realize their leisure activities and what the preponderance that sport occupies. The objective of this study is to identify which are the sporting habits of young people at different ages, gender and cycles. It was selected a sample of 379 students, of both genders, aged from 10 to 18 years, attending between the 5th and the 12th year of the Agrupamento de Escolas do Fundão. The instrument used was an adapted questionnaire of COMPASS program that sought to evaluate the sporting and leisure habits of students. For the present study we used descriptive statistics, t-test for analysis of dichotomous variables, the "p" Person in the correlation of variables and ANOVA for more than two categories. In the analysis we detach a decrease in the levels of sporting activity, an increase of age / schooling cycle and lower practice levels in females. Physical activity does not occupy a central role in the leisure time of young people. The obtained conclusions accentuate the need of adopt programs to promote physical activity since childhood, allowing the predisposition to practice sport in adulthood.

Description

Keywords

Educação física - Ensino secundário - Estágio pedagógico Educação física - Alunos com necessidades educativas especiais Desporto escolar - Actividades Educação física - Ensino-aprendizagem - Planeamento de aulas

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue