Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A importância de recursos didáticos no estudo do equilíbrio químico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação Carolina Louro.pdf8.19 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Simulações computacionais e atividades laboratoriais constituem um recurso didático fundamental para a aprendizagem de diversos conceitos nas áreas das ciências, nomeadamente no Equilíbrio Químico. É preocupante a desmotivação/insucesso dos nossos alunos em alguns conteúdos principalmente naqueles que se apresentam mais abstratos. As atividades desenvolvidas através de simulações e em laboratórios proporcionam um maior envolvimento e participação dos alunos, promovendo a utilização de um raciocínio organizado, baseado na formulação e teste de conjeturas, na generalização e na argumentação, o que pode contribuir para que melhorem não só as suas competências a nível da Física e da Química, como também a nível de outras áreas. Neste sentido, o presente estudo pretende investigar estratégias baseadas em simulações computacionais e atividades laboratoriais, com o objetivo de promover o desenvolvimento conceptual dos alunos acerca do tema Equilíbrio Químico, estimulando o espírito de investigação/descoberta e favorecendo, gradualmente, o pensamento científico, contribuindo desta maneira para a construção do seu conhecimento. Para substanciar a investigação foram desenvolvidas algumas simulações computacionais na temática do Equilíbrio Químico, assim como, atividades laboratoriais, referenciando as vantagens e, simultaneamente, apontando algumas limitações. No sentido de reforçar a investigação, apresentou-se um pré-teste e pós-teste para avaliar conhecimentos de alunos após uma atividade laboratorial. No final, aplicaram-se ainda, questionários aos alunos com o objetivo de recolher as suas opiniões acerca das simulações computacionais e das atividades laboratoriais. Verificou-se que a opinião dos alunos veio reforçar a ideia de que, este tipo de recursos didáticos por algumas limitações que possam apresentar, é uma mais valia para a construção do conhecimento.
Computing simulations and laboratory activities present a core teaching resource for learning several concepts in Science areas, namely in Chemical Equilibrium. The deficiency of motivation/failure among our students regarding some contents, especially in the most abstract, is worrying. Activities developed through simulations and in laboratories provide a larger contribution and participation from students, promoting the use of organized thinking, based on conjecture conception and testing, in overview and reason, which may add to enhance not only their proficiency in Physics and Chemistry level but also in other areas. In this regard, this study’s goal is to investigate strategies based upon computer simulations and laboratory activities aiming to promote the students conceptual progress on the topic of Chemical Equilibrium, increasing the essence of research/discovery and steadily leverage scientific thinking, thus adding to their knowledge. To validate the research some computer simulations were developed in the Chemical Equilibrium topic as well as laboratory activities with reference to the advantages and, at the same time, pointing out some limitations. Aiming to strengthen the research a pre-test and post-test were presented to assess students’ knowledge after a laboratory activity. In the end, students were also offered queries aiming to gather their opinions on computer simulations and laboratory activities. Students’ findings were recognized as building up the idea that this kind of teaching resources, due to some eventual constraints, are a capital gain to knowledge creation.

Description

Keywords

Química - Ensino secundário - Práticas pedagógicas Física - Ensino secundário - Práticas pedagógicas Equilíbrio químico - Actividades laboratoriais Equilíbrio químico - Simulações computacionais Equilíbrio químico - Recursos didácticos

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue