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O conhecimento como vetor estratégico para a inovação

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Tese Doutoramento . outubro de 2013 - JURI.pdf2.84 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O conhecimento e a inovação constituem fontes de vantagem competitiva sustentável no atual ambiente complexo e turbulento, motivado, na sua essência, pela globalização. Gerir o conhecimento é tarefa árdua, difícil, complexa e exigente. A gestão do conhecimento é assumida como uma parte integrante e fundamental da estratégia que envolve várias atividades, designadamente, a codificação, a criação e a transferência; e seis características agrupadas em quatro grandes grupos, com base no modo de inovação STI e DUI, nomeadamente: (1) A subjetividade, (2) A transferência e sedimentação, (3) A autovalorização, e (4) A perecibilidade e espontaneidade. A gestão e a coordenação destas variáveis potenciam a excelência organizacional. A gestão eficaz do conhecimento permite diferenciar, inovar e criar vantagem competitiva. Esta constatação foi analisada através de um estudo de caso efetuado junto de dois atores institucionais da indústria portuguesa dos moldes. Com o objetivo de observar as características identificadas e compreender de que forma os dois atores estudados codificam, criam e transferem o conhecimento, foi estudada a relação diádica, ou seja, a cooperação existente entre a Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL) e o Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos (CENTIMFE). No total, foram realizadas duas entrevistas em profundidade. O estudo mostra que a cooperação é fundamental para obter valor acrescentado na codificação, na criação, na transferência do conhecimento e como a inovação é influenciada. A concentração é reforçada pela proximidade geográfica e/ou institucional entre os atores e pela criação de centros de conhecimento, que além de contribuir para a promoção da inovação, visa estimular a cooperação empresarial, quer numa perspetiva regional, quer de âmbito nacional, como, por exemplo, o Centro de Incubação de Oportunidades de Negócio (OPEN). Através deste esforço, ambos os atores procuram dinamizar, concentrar saberes complementares e multidisciplinares, no sentido de promover conhecimento tácito e explícito, e contribuir para cultivar, dinamizar e desenvolver a inovação na indústria portuguesa dos moldes. Como complemento ao estudo de caso, foi realizado um estudo quantitativo com base no CIS de 2010, cuja amostra foi de 584 empresas. A produção deste estudo teve, por um lado, o intuito de reconhecer e identificar, na inovação organizacional, que centros interagem para produzir e codificar conhecimento no modo de inovação STI, e quais as fontes externas que fomentam a troca de conhecimento, experiências e saberes no modo de inovação DUI; por outro, visou reconhecer, no cômputo da inovação organizacional, se os fatores, designadamente, a dimensão, o volume de negócios, a orientação do mercado e os níveis de qualificação do capital humano influenciam a inovação. Neste âmbito, ficou demonstrado que existem várias fontes externas e fatores que interagem na criação de conhecimento, que influenciam a inovação, e que as organizações adotaram, pelo menos, uma nova prática ou método da inovação organizacional.

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Keywords

Gestão do conhecimento Cooperação organizacional Inovação organizacional Indústria portuguesa de moldes - Inovação - Estudo de caso

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