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Abstract(s)
Este estudo pretende perceber qual o papel da matemática no ensino profissional desde o seu
início até à atualidade e quais os métodos pedagógicos que os professores privilegiam para o
seu ensino.
Podemos dividir esta investigação em duas partes. Numa primeira parte e numa perspetiva
histórica analisaram-se os programas de matemática do ensino profissional de nível não
superior, desde o aparecimento do ensino técnico em Portugal, refletindo-se sobre o papel da
disciplina na formação de jovens cujo objetivo seria a inserção no mercado de trabalho. Esta
parte do estudo foi estruturada em dois momentos, o primeiro até 1975, com a unificação do
ensino técnico com o ensino liceal. Um segundo momento, a partir da primeira tentativa de
reimplementar o ensino profissional no nosso país em 1983, até à atualidade.
Na segunda parte da investigação usou-se uma metodologia de estudo de caso, onde se
estudaram 4 casos (4 escolas profissionais localizadas na região do interior centro do país).
Pretendeu-se perceber quais as representações e as práticas profissionais indicadas pelos
professores para o ensino da matemática nos cursos profissionais, quais os programas, a visão
dos professores sobre a disciplina, sobre a escola, sobre os alunos e sobre as orientações
metodológicas a adotar para ensinar matemática a um curso profissional. Nesta segunda parte
utilizou-se um paradigma de investigação interpretativo, analisando-se as entrevistas a 10
professores de Matemática e alguns programas de Matemática em vigor em três das escolas
estudadas.
Description
Keywords
Ensino profissional - Ensino da matemática - Portugal Ensino profissional - Programas de matemática - Portugal