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A Influência da Gestão Estratégica na Gestão de Competências

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Abstract(s)

Atendendo às dificuldades económicas que o mundo atravessa, e em particular Portugal, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) assumem um papel fundamental na sociedade de hoje, sendo o mesmo reconhecido pelo estado e pelos “clientes”. As IPSS são entidades constituídas pela iniciativa de particulares sem finalidade lucrativa, têm como propósito dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça entre os indivíduos. O fator humano é um elemento central no que diz respeito a ativos intangíveis e é formado pelas pessoas que integram a instituição. É essencial analisar a gestão de competências das IPSS tendo em conta que estas, alinhadas com a direção, são parte fulcral para que a instituição atinja os objetivos a que se propõe. O presente estudo visa analisar o papel da gestão estratégia na gestão de competências nas dimensões de competências essenciais e funcionais. A investigação é baseada em técnicas quantitativas (aplicação de questionários) e qualitativas (análise documental) - estudo de caso, realizado na Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco. Como instrumentos de recolha de dados, utilizou-se a análise de documentos internos e foram administrados 100 questionários aos responsáveis dos vários departamentos. Os resultados demonstraram que a gestão estratégica influencia a gestão de competências nas dimensões de competências essenciais e funcionais atendendo a que a organização estrategicamente toma decisões coerentes com as competências existentes para atingir os resultados pretendidos. Pretende-se assim dar um contributo no sentido de enriquecer as temáticas, gestão de competências e gestão estratégica no setor das IPSS. Recomenda-se alargar este estudo, envolvendo toda a instituição, de forma a poder relacionar as diferenças estatisticamente significativas nas competências de todos os colaboradores das várias valências e departamentos. Algumas contribuições para a teoria e prática são também apresentados no final deste estudo.
Given the economic difficulties the world is facing, particularly Portugal, the Private Institutions of Social Solidarity (IPSS) play a key role in today's society, being even recognized by the state and "customers." The IPSS are entities formed by private non-profit initiative, are intended to give organized expression to the moral duty of solidarity and justice among individuals. The human factor is a central element with regard to intangible assets and is formed by the people within the institution. It is essential to analyze the management skills of IPSS given that these aligned with the direction, are key part for the institution to meet the goals it sets itself. This study aims to analyze the role of management in strategy management skills in the dimensions of core and functional competencies. The research is based on quantitative techniques (questionnaires) and qualitative (document analysis) - Case study conducted at Santa Casa da Misericordia de Castelo Branco. As data collection instruments, we used the analysis of internal documents and were administered 100 questionnaires to the heads of various departments. The results showed that the strategic management influences management skills to the dimensions of core and functional competencies given that the organization takes strategically coherent decisions with existing skills and those to be developed. The aim is to make a contribution towards enriching the themes, skills management and strategic management in the sector of IPSS. It is recommended to extend this study, involving the entire institution in order to be able to relate statistically significant differences in the skills of all employees of several services and departments. Some contributions to the theory and practice are also presented at the end of this study.

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Keywords

Gestão de Competências Gestão Estratégica Instituições Particulares de Solidariedade Social Organizações Sem Fins Lucrativos

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