FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Browsing FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by advisor "Almeida, Leandro S."
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- Processos cognitivos associados à criatividade: Contributos para a adaptação e validação da escala CPAC em PortugalPublication . Henriques, Maria Calado Branco Ponte; Almeida, Leandro S.; Oliveira, Ema Patrícia de LimaO reconhecimento da criatividade como competência fundamental na sociedade atual, dadas as suas aplicações nos domínios da educação, da inovação e das empresas, das artes e ciências, coloca às instituições de ensino uma responsabilidade no seu estímulo e desenvolvimento, de onde não escapa, evidentemente, o ensino superior. Face à complexidade inerente à avaliação deste constructo, bem como à escassez de instrumentos existentes no nosso país, este estudo teve como objetivo principal contribuir para a adaptação da escala CPAC (Cognitive Processes Associated with Creativity) para a população portuguesa, analisando as suas propriedades psicométricas. Simultaneamente, pretendeu-se estudar os processos cognitivos associados à criatividade nos estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI) e sua relação com o desempenho académico e com a idade, bem como eventuais diferenças tomando o género, o ano frequentando e a área de estudo. Participaram no estudo 319 estudantes portugueses da UBI, sendo 164 do género feminino (51,4%). Os alunos frequentavam o 1º ano (n=185; 58%) ou o 3º ano (n=134; 42%) de Licenciaturas na área das Ciências Sociais e Humanas (Sociologia, Gestão, Psicologia e Ciências do Desporto), Ciências Exatas (Engenharia Eletromecânica, Engenharia Informática e Bioengenharia) e Artes (Design Industrial, Cinema e Arquitetura). Foi utilizada uma versão traduzida da escala CPAC (Miller, 2014), mediante um estudo prévio de adaptação para a população portuguesa. A escala sofreu algumas alterações decorrentes dos resultados obtidos a partir de uma análise fatorial, revelando bons índices de consistência interna. Verificaram-se correlações positivas entre os resultados na CPAC e o rendimento académico dos estudantes, uma correlação negativa fraca com a idade (na subescala imagery) e diferenças relativamente ao género em duas subescalas (imagery e incubação). Analisam-se algumas implicações do estudo, nomeadamente ao nível do ensino superior, assim como algumas limitações do mesmo e sugestões para estudos futuros.