FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCSH - DPE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by advisor "Bello, Maria do Rosário Sampaio Soares de Sousa Leitão Lupi"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O Modelo Transformative Reading na interpretação de obras literárias e na perceção de si e dos outrosPublication . Anjos, Maria João Freire Guerreiro dos; Guimarães, Sandra Carina Machado; Bello, Maria do Rosário Sampaio Soares de Sousa Leitão Lupi; Fialho, Olívia da CostaEsta tese apresenta e analisa a implementação do modelo teórico empírico Transformative Reading (TR) no 1.º Ciclo, do Ensino Básico, e está estruturada em duas partes: o enquadramento teórico e a aplicação empírica. Na primeira parte discute-se o papel que a literatura pode desempenhar na educação e apresenta-se a proposta curricular nacional para a educação literária. Avaliam-se as práticas de leitura contemporâneas das crianças e das suas famílias, nos contextos nacional e europeu, considerando os efeitos das novas tecnologias no desenvolvimento e nos hábitos das crianças. Esta parte termina com uma visão geral do Projeto Educativo e Curricular do Colégio São José-Ramalhão, onde este estudo foi realizado, e apresenta o modelo TR bem como estudos anteriores relacionados. A segunda parte descreve como o Modelo TR foi adaptado ao 1.º CEB e inclui os métodos utilizados para a investigação. Apresenta uma análise de abordagem qualitativa das perceções de 88 alunos (do 3.º e 4.º Anos) e de 13 professores envolvidos neste estudo, recorrendo ao método da análise de conteúdo de dados provenientes de registos com perguntas abertas. Os resultados foram discutidos no contexto do referencial teórico anterior. A conclusão resume os resultados da investigação, os contributos didáticos que a implementação do Modelo TR pode oferecer à prática pedagógica no 1.º CEB, as limitações encontradas e sugestões para futuras investigações nesta área.