FAL - DA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Browsing FAL - DA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by advisor "Azevedo, Susana Maria Palavra Garrido"
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- Estudo da influência dos contextos na criatividade dos Designers de Moda da Indústria Têxtil e do Vestuário PortuguesaPublication . Barata, João Alberto Baptista; Miguel, Rui Alberto Lopes; Azevedo, Susana Maria Palavra GarridoO fruto do design de moda, criativo, posteriormente implementado como bem ou serviço comercial pelas indústrias do Sector do Têxtil e do Vestuário Português, é um pilar estruturante naquilo que, atualmente, se considera uma vantagem competitiva para as organizações do referido Sector. A ATP tem colocado os tópicos da criatividade e da inovação entre os destaques das ferramentas capazes de assegurar a sustentabilidade e prosperidade organizacionais. Se a teoria da área indica que a criatividade dos designers de moda (vestuário e debuxadores), que laboram nas empresas portuguesas, pode ser influenciada, potenciada ou inibida por vários contextos que rodeiam referido designer, e se a inovação é a implementação bem sucedida de uma resposta criativa, a conclusão lógica é a de que, a fim de uma empresa inovar, tem que ter respostas criativas por parte dos seus designers. O foco desta investigação é compreender como é que a criatividade dos designers de moda que trabalham na ITV-Pt é influenciada pelos contextos circundantes e, com esse conhecimento, desenhar um esquema das referidas influências para dilatar o conhecimento académico e industrial; no último caso, com vista às boas práticas capazes de potenciar a criatividade dos designers de moda. A revisão da literatura e dos estudos empíricos destacou um largo número de variáveis passíveis de influenciar a criatividade dos designers de moda e, afim da redução do número de itens para a elaboração de um questionário dirigido a uma amostra deste universo, procedeu-se ao método Delphi, com a opinião de um grupo de especialistas (n=12). A informação quantitativa, recolhida pela resposta de 114 designers de moda (n=114), posteriormente trabalhada estatisticamente, permitiu alcançar o objetivo e, com isso, contribuir para a informação específica na área do design de moda industrial em Portugal.
- Questões de Género no Vestuário Sem Género: Tendência versus ParadigmaPublication . Reis, Benilde Mendes dos; Pereira, Maria Madalena Rocha; Jerónimo, Nuno André Amaral; Azevedo, Susana Maria Palavra GarridoNo que diz respeito a moda, vestuário e género, os investigadores de vestuário há muito tempo que são fascinados pelas diferenças entre roupas e a aparência de homens e mulheres – mesmo antes da introdução do conceito de género como um padrão socialmente construído, separado do sexo biológico. De facto, é quase impossível estudar o vestuário sem considerar o género. Quando uma peça de vestuário é vista numa coleção no museu, uma das primeiras categorias em que é classificada é 0 sexo do utilizador, (Paoletti, 2018). Tendo sido escolhido um objeto de estudo específico relacionado com a moda contemporânea, pretende-se estudar o vestuário sem género a partir de uma abordagem sociológica, acerca dos tipos de género, das suas diferenças e do comportamento do consumidor de moda. Como consequência desta opção, obter-se-á uma investigação com uma perspetiva interdisciplinar. Neste contexto de vestuário sem género é importante abordar, não apenas a pesquisa de Design de Moda, mas também de áreas científicas como Sociologia e Marketing (comportamento do consumidor), bem como diversos subtemas inseridos nesses campos do conhecimento. O presente estudo foca-se em compreender e analisar questões e aspetos atuais da sociedade, relativamente a questões de género no vestuário, quer nas coleções de moda dos criadores e das marcas, quer dos consumidores. Procura-se ainda aferir se a moda sem género será um paradigma ou apenas uma tendência. O enquadramento da temática será feito através de uma detalhada revisão da literatura sobre questões de género, comportamento do consumidor e o vestuário sem género em Design de Moda. A investigação realizada usa uma combinação de metodologias, qualitativa e quantitativa, por meio da utilização do método da triangulação (qualitativa-quantitativa-qualitativa), para tratar os dados recolhidos através de uma análise de imagens, do desenvolvimento de um questionário e de uma coleção cápsula. Para a análise de imagens foram selecionadas sete marcas/designers, que tenham feito coleções, ou as suas marcas sejam classificadas como unissexo ou sem género, dos quais foram recolhidas 117 imagens, para uma análise feita através do software MaxQDA. O questionário desenvolvido foi colocado online para o consumidor de vestuário da população portuguesa, numa amostra não probabilística e de conveniência. Desta forma, foram obtidas 650 respostas válidas para se proceder a uma análise multivariada e univariada. Nesse sentido, numa fase final desta investigação e face aos resultados obtidos da análise de imagens e dos resultados da análise do consumidor desenvolveu-se uma coleção cápsula de peças de vestuário sem género, das quais, por meio de detalhes na modelagem, estas pretendem vestir tanto no corpo de mulher como de homem, que podem oscilar entre diversos tamanhos. Diante dos resultados obtidos, o trabalho desenvolvido constitui um ponto de partida para futuras investigações e discussões no vestuário sem género. Particularmente a estrutura aplicada mostrou ser útil para o estudo do vestuário sem género e dos seus consumidores. O trabalho desenvolvido apresenta também contribuições teóricas pertinentes para uma evolução do conhecimento do consumidor de vestuário na atualidade e para o vestuário sem género, que podem ser relevantes não só para o meio académico como também do ponto de vista prático para marcas e designers da indústria do têxtil e do vestuário. Para que no desenvolvimento de projetos e coleções, marcas e designers que tenham um determinado segmento tenham em consideração um conjunto de atributos e fatores valorizados pelo consumidor de vestuário, em que alguns deles diferem em termos de valorização em função das características demográficas-sociais.