Departamento de Comunicação e Artes
Permanent URI for this community
[Departamento extinto em 21 de outubro de 2019]
Browse
Browsing Departamento de Comunicação e Artes by advisor "Alves, Helena Maria Baptista"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Imagem do Alojamento Local na perspetiva do turistaPublication . Carreiro, Duarte Mesquita dos Santos Marques; Paço, Arminda Maria Finisterra do; Alves, Helena Maria BaptistaO Turismo é, nos dias de hoje, um dos setores em maior destaque em várias economias nacionais. O grande crescimento verificado no setor estende-se a Portugal, onde foram registados, em 2017, quase 21 milhões de turistas, sendo que a maioria dos turistas teve origem fora do país. Por sua vez, o setor é fortemente influenciado pela era digital, que tem vindo a impor mudanças nos processos turísticos. Dada a importância do setor, do contexto digital que o influencia, e, mais especificamente dos serviços de alojamento local, tornou-se relevante compreender como os novos hábitos dos turistas afetam a construção da imagem dos alojamentos locais, tendo por base as suas opiniões, revisões e recomendações, alocadas nas plataformas de reserva online de alojamentos. Assim, o presente estudo visa analisar a imagem criada na mente dos turistas, durante os momentos que antecedem a viagem, e, em específico, na escolha do alojamento local, tendo como fonte de informação os comentários alocados nas plataformas de reserva online de alojamentos. Para a concretização da investigação, foram recolhidos e tratados um total de 2210 comentários, retirados das plataformas Booking.com, Hostelworld e TripAdvisor. Os comentários datam de quatro meses (janeiro a abril de 2018), e dizem respeito a nove alojamentos locais portugueses que alcançaram reconhecimento a nível internacional, e que estão localizados nas duas cidades portuguesas mais conhecidas – Lisboa e Porto. Para proceder à análise do conteúdo, recorreu-se ao modelo de Echtner e Ritchie (1991, 1993), que analisa a imagem de um destino quanto às seguintes dimensões: atributos holísticos e individuais, características funcionais e psicológicas e o caráter comum ou único das características do destino. Neste sentido, verificou-se que os hóspedes dos alojamentos locais, tendem a percecionar uma imagem que tem por base os atributos relacionados com as comodidades, as refeições e bebidas, a localização, a limpeza ou com os funcionários.