FE - DCTT | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Browsing FE - DCTT | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by advisor "Cantú, William Afonso"
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- A análise de Tendências e do Género aplicados à marca de moda GuessPublication . Pinto, Catarina Adelaide Alves; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco de; Cantú, William AfonsoNum período de eminente restruturação social e em que questões de género são cada vez mais congruentes com o meio que nos envolve. Perante a hierarquização e distinção social e também cultural dos códigos intrínsecos ao luxo no setor do vestuário, é questionável a divisão social de género. Mostra-se pertinente e fundamental a compreensão e a contextualização dos símbolos e códigos inerentes às marcas de moda e consequentemente do género. Com recurso a uma metodologia de análise visual e do coolhunting como prática de inspiração etnográfica, esta investigação pretende colaborar nas áreas do Branding de Moda e dos Estudos de Tendências com uma nova perspetiva. Pretende-se alicerçar competências da metodologia de análise visual e da análise de tendências socioculturais como o intuito de consolidar os conhecimentos e adquirir informação através de uma triangulação de métodos (Análise de Composição, Análise Semiótica e Análise de Discurso tipo I), e pela comparação direta de informação. Os objetivos desta pesquisa dão a conhecer a influência do género na realidade da marca Guess e trazem contributos para os paradigmas contemporâneos emergentes, focandose no género feminino como valor de marca em contexto social e de mercado.
- A moda e o desporto: análise da tecnologia e da comunicação no equipamento de corridaPublication . Resende, Carolina Nobre Pinto; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco de; Cantú, William AfonsoCada vez mais as marcas de vestuário abraçam o sportswear1 como um sector a ter em conta. Miguel Vieira (2017) assegura que não é necessário sacrificar a estética em beneficio dio funcional, pode haver uma fusão dos dois criando coleções em que não exista uma linha clara que separe a sofisticação estética do desempenho, podendo assim, adicionar luxo e design à roupa desportiva. Neste documento estudar-se-á a evolução do desporto, paralelamente à evolução da moda, ao longo das décadas e a evolução tecnológica que permitiu essa superação ao atleta de corrida da atualidade, através do seu equipamento. Apesar da tecnologia atual ainda há muito para se descobrir a respeito do design no desporto. “O que foi?”, “o que é?” e “o que será?”, serão questões que procuraremos responder ao longo deste trabalho. A importância do estudo das temáticas do branding, moda, tecnologia, design e desporto, é indiscutível, uma vez que todo e qualquer atleta depende do seu equipamento para treinar. Segundo Ghorayeb (2013), não existe um atleta de sucesso que não tenha na sua retaguarda uma equipa de especialistas a apoiá-lo. Afirma ainda que, cada vez se tem tornado mais recorrente a superação de recordes mundiais que pareciam impossíveis. A sua teoria, baseia-se no facto do surgimento de novos materiais, tanto a nível das pistas dos corredores como dos equipamentos que estes envergam. Também será explorado o sector da comunicação, percebendo qual o poder que a publicidade tem no consumidor e como pode a marca persuadir o cliente a consumir os seus produtos. Sendo assim, a pergunta central desta investigação é “Qual a relação entre a comunicação e a tecnologia no equipamento dos atletas de corrida?”. Algumas questões que também veremos respondidas serão, “Quais os factores que influenciam um melhor desempenho no corredor?”, “Qual a relação entre tecnologia e moda”, “como podem as fibras causar um impacto positivo em quem as veste?” e “Qual a necessidade das marcas de equipamento desportivo em utilizar novas tecnologias nos seus produtos?” e “Será a comunicação da marca um fator relevante para a sua estratégia de venda?”.
- A relevância da análise de tendências para a gestão de marcas pessoaisPublication . Cunha, Tânia Raposo; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco de; Cantú, William AfonsoPerante uma sociedade caracterizada pelo hiperconsumo (Lipovetsky, 1989) e com o fenómeno da internet e das redes sociais potencializando alterações no comportamento dos consumidores, tornase necessário compreender cada vez a respeito dos mesmos e dos seus hábitos. A moda é disseminada e através do meio online e dos denominados de Influenciadores Digitais, que são responsáveis na decisão de compra dos seus seguidores. No que toca às marcas de moda, estas desempenham um papel fundamental para compreender, contextualizar e mapear comportamentos socioculturais emergentes por serem detentoras de capital simbólico relevante nestes contextos. Procuramos analisar tendências socioculturais através de uma abordagem ao coolhunting como prática de inspiração etnográfica, cruzando os conhecimentos para entender sobre gestão de marcas ao nível pessoal (personal branding), especificamente no caso de influenciadores digitais de moda e beleza no panorama nacional. Outro objetivo prendeu-se com a compreensão sobre as relações entre os Estudos de Tendências e o Branding, que se deu através da análise do ADN de marcas com o Prisma da Identidade da Marca de Kapferer (2012), seguido de uma análise observacional com viés estatístico ao perfil de Instagram da amostra em questão, que foram cruzados com os resultados da revisão literária especializada. Esta pesquisa tirou conclusões sobre marcas de moda do setor pessoal, bem como sobre as suas promoções errónea no mercado, no que toca às parcerias com Influenciadores Digitais. O presente estudo, se revela pertinente para as temáticas em questão, além de se demonstrar atual e útil junto das Ciências Empresariais e da Gestão para a criação de estratégias aplicáveis para as marcas.