FAL - DA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FAL - DA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by Author "Albuquerque, Maria Inês Martins"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Design Emocional e Experiência do Utilizador: Um estudo sobre interfaces web de Universidades do Ensino Superior Público em Portugal ContinentalPublication . Albuquerque, Maria Inês Martins; Ferreira, Joana Casteleiro Alves PitrezA presença online das universidades tornou-se indiscutivelmente crucial no contexto atual, onde a digitalização desempenha um papel central. A Internet é um elemento essencial na mediação entre as instituições académicas e os seus diversos públicos. Assim, o principal objetivo desta investigação é avaliar a usabilidade, a experiência do utilizador e o impacto emocional dos websites das instituições universitárias públicas portuguesas. O estudo inicia-se com um enquadramento teórico que explora os conceitos de design, design emocional e design da experiência do utilizador, com ênfase na interação humano-computador. São também abordados os conceitos de interface e usabilidade. A metodologia adotada, de natureza mista, visou analisar a usabilidade, a experiência do utilizador e as emoções geradas pelos websites de onze universidades públicas em Portugal Continental, envolvendo 220 estudantes universitários que interagiram com os websites selecionados e responderam a um questionário online. Os resultados indicam que, embora a maioria dos websites apresente uma usabilidade aceitável, as melhores avaliações foram atribuídas aos websites da Universidade da Beira Interior, do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e da Universidade de Lisboa. Em contraste, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Minho obtiveram as médias mais baixas. A satisfação dos utilizadores é um aspeto que necessita de melhorias em todos os websites, especialmente em relação à navegação, estrutura e organização da informação. A experiência do utilizador foi considerada negativa em todas as universidades quando comparada aos valores de referência do benchmark. Muitos websites das universidades requerem melhorias, com ênfase na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, na Universidade do Minho e na Universidade Nova de Lisboa. Em termos de itens individuais, a escala de "Inovação" apresentou os valores mais baixos, sugerindo que os utilizadores percebem os websites das universidades analisadas como pouco inovadores, com baixa criatividade e limitada capacidade de captar o seu interesse. As emoções geradas pelos websites foram, em geral, positivas, com destaque para a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Lisboa e a Universidade de Aveiro. Este estudo apresenta recomendações específicas para melhorar a usabilidade, a experiência do utilizador e o impacto emocional dos websites das universidades públicas em Portugal Continental, com o objetivo de oferecer uma experiência online mais eficaz e positiva.