FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Browsing FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by Author "Aguilar, Maria Manuela Gomes"
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- A expressão oral no ensino-aprendizagem do Português e do Espanhol (LE)Publication . Aguilar, Maria Manuela Gomes; Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosA escola tem desvalorizado a comunicação oral, ao longo dos tempos, centrando as suas práticas, essencialmente, na língua escrita. Não obstante, na nossa vida diária, usamos com muito mais frequência a língua oral do que a escrita. Saber falar bem, com os outros, assume grande importância em contextos de vida, cada vez mais, relacionais. A instituição escolar tem, pois, de responder aos desafios da sociedade comunicacional, preparando os jovens para se expressarem oralmente e interagirem com os outros, em diversas situações, presentes e futuras: na escola, na comunidade e na esfera profissional. Pelo exposto, no âmbito deste trabalho, considerou-se pertinente analisar a expressão oral no ensino e aprendizagem do português e do espanhol (LE). Este relatório apresenta uma parte de investigação de natureza qualitativa, baseada na análise comparativa das aulas que observámos e lecionámos nas duas disciplinas, bem como nas experiências recolhidas no Clube de Leitura, por nós criado, e no Clube de Espanhol, com o qual colaborámos. A outra parte reflete as nossas práticas pedagógicas, na sua globalidade, durante o estágio pedagógico. Depois de efetuado o enquadramento teórico do tema, desenvolvemos uma série de indicadores da análise empírica, que nos permitiram chegar a algumas conclusões acerca do ensino da componente oral, tendo em conta as especificidades das duas línguas e os diferentes níveis de ensino envolvidos (3.º ciclo do ensino básico, no caso do espanhol e nível secundário, no caso do português). De um modo geral, procurámos aferir a resposta dada às dificuldades e necessidades expressivas dos alunos, nomeadamente através dos tipos de comunicação oral praticadas, dos métodos e técnicas didáticas utilizadas, da forma de gerir as atividades orais e da avaliação das mesmas. No final desta investigação e reflexão, comprovámos os nossos pressupostos iniciais. Por um lado, verificámos que na língua materna se concede maior atenção à formalização do discurso oral e, na língua estrangeira, se privilegiam as situações comunicativas interativas, espontâneas e próximas à realidade. Por outro lado, confirmámos a importância dos clubes para a diversificação das abordagens pedagógicas do oral, sobretudo na promoção de atividades para descondicionar a expressão oral e no desenvolvimento das destrezas sociais dos alunos. Este estudo pretende ser, igualmente, um contributo para perceber os impactos dos programas escolares e das recentes alterações legislativas, com respeito à avaliação da oralidade, na vida das escolas e, de modo particular, no seio das unidades curriculares mencionadas.