FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by Author "Abranches, Maria João Madeira Lopes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A perceção do espaço e do desenvolvimento da criatividade em crianças daltónicasPublication . Abranches, Maria João Madeira Lopes; Correia, Hélder Joaquim Dinis; Rato, Cristina Maria Hormigo PauloNo âmbito do segundo ano do curso de Mestrado em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, da Universidade da Beira Interior (UBI), e da frequência da Unidade Curricular de Estágio em Educação Visual e Tecnológica, resultou o presente Relatório de Estágio (RE), da Prática de Ensino Supervisionado (PES) e do Projeto de Investigação Educacional (PIE). O estágio foi desenvolvido na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Tortosendo (EB23T), pertencente ao Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto (AEFHP), na Covilhã, e teve como Orientadora Pedagógica a Professora Cristina Maria Paulo Rato e como Orientador Científico o Professor Doutor Helder Joaquim Dinis Correia. Este documento tem por objetivo fazer a apresentação do trabalho desenvolvido pela Professora Estagiária (PE) no decorrer do ano letivo 2013/2014 na PES, com a turma do 6ºC, bem como dos materiais didático-pedagógicos desenvolvidos. O RE é composto por três capítulos, em que no primeiro se desenvolveu o PIE sob o tema “A Perceção do Espaço e do Desenvolvimento da Criatividade em Crianças Daltónicas”. O segundo capítulo refere-se à componente curricular da Prática de Ensino Supervisionada, e o terceiro capítulo faz a apresentação dos Trabalhos Desenvolvidos pelos Alunos e das Atividades Extracurriculares. Ao longo do trabalho de pesquisa, preparação e desenvolvimento de todas as atividades letivas teve-se em consideração, que para o sucesso e qualidade do ensino-aprendizagem, todas as técnicas, estratégias e metodologias devem estar adequadas ao grupo com que se trabalha, e se possível, à especificidade de cada aluno, aumentando dessa forma a taxa de êxito dos alunos.