FAL - DA | Documentos por Auto-Depósito
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FAL - DA | Documentos por Auto-Depósito by Author "Penafria, Manuela"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Cinema aberto: os documentários portugueses dos anos 90Publication . Penafria, ManuelaEm meados dos anos 90, jovens cineastas portugueses apostam no documentário como opção de realização. Mas na história do cinema português não existe um movimento documentarista anterior aos anos 90. Assim, pretendo discutir os filmes deste grupo de realizadores e proponho a expressão de “cinema aberto” para caracterizar uma atitude documental que pretende, claramente, evitar a utilização de voice over e que regista, maioritariamente, temas de carácter cultural e social.
- Ideia(s) de documentário. A recepção crítica de um festival de cinema: Amascultura-Encontros Internacionais de Cinema Documental (1990-2001)Publication . Penafria, ManuelaO festival Amascultura-Encontros Internacionais de Cinema Documental (Lisboa, Portugal) contou com 12 edições, de 1990 a 2001. Considerando que se trata do primeiro festival em Portugal inteiramente dedicado ao documentário e que teve as suas edições nos anos 90, década de um ressurgimento da produção de cinema documentário, pretendo averiguar a sua recepção crítica em dois jornais de grande circulação nacional: Público e Expresso. A partir do discurso elaborado por esses jornais, o objetivo mais específico é compreender o que, nos anos deste festival, se entende por um “documentário”.
- Lisboetas, de Sérgio TréfautPublication . Penafria, ManuelaDossiê pedagógico sobre o filme "Lisboetas" de Sérgio Tréfaut. Lisboetas é uma viagem por uma nova cidade, habitada por várias línguas. No início do século XXI, e pela primeira vez na sua história, Portugal deixa de ser um país de emigrantes e recebe imigrantes vindos um pouco de todo o mundo, de países da Europa de Leste, como a Moldávia, Ucrânia ou Roménia, e também do Brasil, China, Índia ou Paquistão. Este filme é uma janela aberta para novas identidades e modos de vida no quotidiano da capital portuguesa. No som destaca-se a diversidade linguística que ouvimos e os ruídos do ambiente, que são complementados por uma banda sonora cuja música parece emergir de uma cidade cheia de vida. É ainda um filme político, tomado pela consciência profunda da emergência de uma nova realidade e um retrato único de um país em transformação – um processo que se encontra ainda em curso e em aberto.
- Unfinished: The cinema of Noémia DelgadoPublication . Penafria, ManuelaNoémia Delgado is mentioned in the History of Portuguese cinema for directing the film Máscaras (1976). Almost all of her filmography was made for television. In this book chapter the focus is on the films that Noémia Delgado intended to make for cinema theaters and festivals but were never made. Based on documentation such as interviews, the text discusses her conception of cinema and her filmography, in particular the films that remained to be made and which are a cinematographic heritage for both Delgado's filmography and Portuguese cinema.